Quase cinco meses após o início da pandemia do novo coronavírus será lançado nesta quinta-feira (23) o Centro de Triagem Covid-19, que funcionará na Arena Pantanal, em Cuiabá. Com capacidade de receber 600 pessoas por dia, a estimativa é atender 36 mil pessoas em dois meses.
A medida ocorre após o Ministério da Saúde editar novo protocolo de enfrentamento à doença que orienta ações preventivas de atendimento ao grande público. É importante frisar que essa é uma iniciativa de auxílio à atenção primária dos municípios da Baixada Cuiabana.
Além de auxiliar as prefeituras nas ações de enfrentamento à pandemia, o objetivo é reduzir o agravamento da doença e, portanto, a necessidade de internação de novos pacientes em UTIs.
"É um serviço que criamos para colaborar com aquilo que as prefeituras fazem nos PSFs, UPAs e policlínicas. Melhorando o diagnóstico e a testagem, podemos diminuir a curva de contágio e fazer o tratamento precoce, diminuindo a necessidade de o cidadão procurar hospital e precisar de UTI", declarou o governador Mauro Mendes (DEM).
De acordo com o planejamento, as 600 senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.
O Centro contará com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.
Leia mais: MT integra lista de estados estáveis em relação a Covid-19, aponta JN
Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.
“Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham até aqui”, esclareceu o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Nesta semana, o atendimento do Centro de Triagem ocorrerá de quinta-feira a sábado, mas a expectativa é oferecer atendimento diário, inclusive aos domingos. A equipe da central atenderá das 7h às 19h. Inicialmente, está previsto um funcionamento de 60 dias, prazo que pode ser prorrogado.
Ao ser anunciada, a medida recebeu críticas do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) sob risco de aumentar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, os riscos de infecção pelo novo coronavírus.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o governo deu início às medidas de prevenção de disseminação do vírus com ações de isolamento, de distanciamento, com a exigência do uso de máscara, entre outras ações para evitar contaminação em massa.
"Nesse sentido, visando manter as medidas de controle e de segurança para a população em geral, se determinou que o atendimento no Centro de Triagem fosse realizado por meio de distribuição de senha personalizada e válida para o mesmo dia em que foi distribuída. Além disso, a quantidade de senha cumpre o critério de capacidade de acomodação e de atendimento, de maneira a evitar aglomeração", diz a SES em nota.