“Aqui têm muito ativos, vi muito mais do que eu podia imaginar lá do gabinete. É um prazer conhecer essa integração entre município, estado e uma instituição como a Unemat” falou a ministra do Esporte, Ana Moser, em visita a Cáceres-MT no dia 4 de abril, em agenda de inauguração com o município e o estado e de lançamento de obra em conjunto com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Durante a visita, em entrevista coletiva na Cidade Universitária da Unemat, Ana Moser falou sobre a missão do Ministério em ampliar o esporte para toda a população com vistas às crianças, jovens, adultos, terceira idade, portadores de deficiência, tanto em nível de atividade física quanto de competições, em busca de uma população mais ativa fisicamente. “Temos um desafio de grande escala para aumentarmos o índice da população fisicamente ativa, que hoje é de 30%”, disse a ministra, que garantiu aproximação entre o Ministério e a região.
A ministra Ana Moser, que é ex-atleta do voleibol brasileiro e fez parte da Seleção Brasileira que conquistou a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino do País, em 1996, e muitas outras em Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan-Americanos, falou sobre a sorte pessoal junto ao esporte em contraponto com a necessidade dos brasileiros terem garantido o direito a uma jornada dentro do esporte para não ter de lidar com o acaso.
“Dei muita sorte, nasci no lugar certo, na família certa, na cidade certa em que tive oportunidades de acesso e o meu mérito foi de ter aproveitado as oportunidades, mas no Brasil precisamos ampliar o espectro de alcance de ações do esporte para que a população tenha acesso e não dependa da sorte”, contou a ex-atleta.