Novo decreto estadual a ser publicado nesta sexta (21) deve liberar pequenos eventos e o funcionamento das salas de cinema. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes (DEM) em live realizada nesta quinta (20).
Acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário de Governo e interino de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado e da presidente do Sindicato das Empresas de Eventos de Mato Grosso (Sindieventos-MT), Alcymar Moretti, o governador afirmou que o novo decreto vai estabelecer as regras para a retomada das atividades neste setor.
Mauro Mendes disse que os cinemas devem voltar com 50% da sua capacidade de cada sala, respeitando o distanciamento sanitário e o uso obrigatório de máscaras. Outras medidas como a sanitização dos ambientes devem ser adotadas como precaução.
“Vamos amanhã publicar um decreto alterando essa questão dos eventos no estado de Mato Grosso. Todo mundo precisa trabalhar. Claro, a gente precisa cuidar da pandemia, cuidar das máscaras, dos procedimentos de higiene que todo mundo já conhece, mas precisamos trabalhar. Tem muita gente parada precisando voltar a trabalhar”, disse o governador.
O setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia, com a paralisação de todas das atividades presenciais desde o início do isolamento social. Cursos presenciais, palestras, seminários, shows, produções artísticas de toda natureza, além dos cinemas e casas de espetáculos, que empregam milhares de pessoas poderão retomar os trabalhos dentro das normas do novo decreto.
Em Cuiabá
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deve editar, na próxima segunda-feira (24), um decreto autorizando a retomada do setor de Eventos em Cuiabá, limitando a 100 pessoas os eventos sociais (festas de aniversário, casamento, confraternizações) e a 200 pessoas os eventos corporativos e técnico-científicos. Esses eventos terão que seguir todas as medidas de biossegurança previstas pelas autoridades sanitárias, além de se adequar ao horário do toque de recolher, que tem início às 23horas. Todas essas medidas constarão em um termo de compromisso com a Prefeitura de Cuiabá, a ser assinado pelos representantes do trade na próxima semana.
A decisão foi tomada pelo prefeito após reunião por videoconferência com empresários do setor, na tarde desta quinta-feira (20).
“Vocês não imaginam o peso de uma caneta na mão num momento pandêmico, que atinge toda a humanidade. Mas a prioridade é proteger a saúde e a vida das pessoas, equilibrar o drama sanitário com o drama econômico e tentar superar tudo isso da melhor forma possível e sair maior do que entramos, apesar das perdas e das dores muito grandes”, salientou o prefeito.