NOTICIÁRIO Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025, 17:31 - A | A

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025, 17h:31 - A | A

PEIXOTO DE AZEVEDO

SES descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em Mato Grosso

Da Redação com Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que o caso suspeito de intoxicação por metanol em Peixoto de Azevedo foi descartado após análise técnica do prontuário e dos exames laboratoriais da paciente.

O paciente estava sob os cuidados do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo e os resultados laboratoriais são incompatíveis com intoxicação por metanol. Portanto, o caso foi descartado para fins de vigilância epidemiológica.

Na última semana, o Cievs publicou um Comunicado de Risco para profissionais de saúde de Mato Grosso sobre a intoxicação por metanol, devido à ocorrência de um surto em São Paulo, associado a bebidas alcoólicas, para sintomas, exames essenciais e protocolos de tratamento. O cenário exige uma resposta coordenada e um sistema de vigilância ágil para a detecção precoce de surtos.

O Ministério da Saúde havia informado no final de semana que Mato Grosso estaria entre os 13 estados brasileiros com notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. No entanto, o único caso registrado acabou descartado após investigação mais aprofundada. 

De acordo com os dados consolidados pelo CIEVS, o país contabiliza 209 casos em investigação e 16 confirmados — 14 em São Paulo e 2 no Paraná. Ao todo, 15 óbitos foram notificados, sendo 2 confirmados em São Paulo e outros 13 em investigação nos estados de São Paulo (7), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1) e Ceará (1).

A intoxicação por metanol é considerada emergência médica grave. Quando ingerida, a substância é metabolizada em compostos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem provocar cegueira e morte. Os principais sintomas são visão turva, perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.

O Ministério da Saúde orienta que, em caso de suspeita, a população procure imediatamente um serviço de emergência e acione canais especializados, como o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) e os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). A recomendação é também identificar outras pessoas que possam ter consumido a mesma bebida e encaminhá-las ao atendimento médico.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png