“A vida pede equilibro”. Com esse tema, a Campanha de cuidados com a Saúde Mental inaugura o ano de 2023.
O mês de Janeiro foi escolhido para sediar essa Campanha, por ser o primeiro mês do ano, representando o início de um novo ciclo em nossas vidas. Mês de conscientização, que abre espaço para reflexões, chamando atenção para a importância de se cuidar das emoções. Mês que traz incentivo à percepção, ao diálogo franco e amoroso, para que as pessoas se sintam seguras em falar sobre o assunto a que se remete o mês: Saúde Mental! Cuidar de si, ressaltando que este cuidado devemos ter todos os dias, não só neste momento.
Sabemos que a saúde completa engloba a saúde física, emocional e espiritual. Cuidemos de todas essas dimensões, para mantê-las em equilíbrio. Sim, “A vida pede equilíbrio” e para tanto é necessário se conhecer e se reconhecer.
Quer viver melhor? Conheça-te! É tempo de uma importante, necessária e urgente experiência: a autoanálise, então, criemos espaços para pausar no dia a dia e se perceber melhor.
As dores humanas são multifatoriais e, portanto, não podem ser mensuradas e tampouco compreendidas por apenas um “jeito”, devemos abordá-las de várias formas.
E quais seriam essas formas?
Por meio de leituras como esta, que colaboram com o movimento de autoconhecimento, dando visibilidade ao assunto; por entre os bons vínculos com pessoas da família, amigos; com a ajuda de profissionais médicos e psicólogos.
Também através de terapias ocupacionais; atividades físicas; atividades artísticas (pintar, cantar, tocar, dançar entre outros); com cuidados na alimentação; exercícios de respiração e também os momentos de conexão religiosa; momentos de vivências com animais (TAA - Terapia Assistida por Animais).
As várias formas de se lidar com a Saúde Mental se observam também na importância de se conectar com a natureza; o dormir bem; o ocupar-se remunerado (trabalho que traga prazer) ou ocupações através de atividades sociais voluntárias que nos fazem bem, são algumas das inúmeras formas que existem para contribuir com a qualidade de vida. Criar hábitos saudáveis com o que mais se adapte à nossa realidade, incluindo também o exercício da GRATIDÃO, afinal ser grato contribui para o equilíbrio humano!
“A vida pede equilibro”
A saúde mental é complexa, autoanálise nem sempre é fácil, mas vale muito.
Lembrando que a vida existe no momento presente, estejamos atentos aos “nossos processos de construção”.
Diante da pergunta: “como está sua casa?” provavelmente você buscará informações em suas memórias sobre seu endereço de moradia.
Mas, o real objetivo dessa pergunta é provocar uma análise mais profunda: é fazer uma reflexão sobre a “nossa verdadeira casa” nessa existência, ou seja, o nosso corpo em todas as suas dimensões, afinal é nele que habitamos e vivenciamos tudo.
Então, vamos embarcar nesse Janeiro Branco em direção “a nossa casa”, afim de conhecê-la e arrumá-la!
“A vida pede equilíbrio…façamos “a tarefa” neste mês de Janeiro Branco e em todos os meses de nossas vidas!