Mato Grosso é o segundo estado do Brasil que mais registra feminicídios no país. Mas antes de chegar a este desfecho trágico, o relacionamento dá sinais de que as coisas não vão ficar bem. Isso quem garante é a psicóloga Sani Neves.
Conforme a especialista, o parceiro inclinado a tornar o relacionamento tóxico, desde as primeiras interações, já impõem o seu ponto de vista. Um exemplo típico é não aceitar as roupas utilizadas pela parceira, não se importar com as necessidades da companheira. No entanto, a psicóloga lembra que divergências sempre aparecerão, afinal cada pessoa é um universo particular. Mas saber chegar a um consenso é primordial para a relação.
Apesar de existirem sinais, quem está dentro da relação por vezes não percebe o que acontece. Um exemplo disso pode ser visto no reality show Big Brother Brasil, quando Gabriel adotou postura abusiva com relação a Bruna. Ela só se deu conta do que acontecia quando o apresentador do programa, Tadeu Schmidt, fez uma intervenção condenando a postura de Gabriel.
Sani Neves reitera que as pessoas entorno do casal podem auxiliar nesse processo de reconhecimento do problema. No entanto, salienta que essa intervenção deve ser feita de forma muito sutil. Caso contrário, a mulher que passa pelo abuso pode se fechar e se isolar ainda mais.
Assista à entrevista na íntegra:
<iframe width="966" height="543" src="https://www.youtube.com/embed/qpVTkFxqmRU" title="Papo com Ela entrevista a psicóloga Sani Neves e coord do Ibrat Cuiabá, André Pereira - 05/02/23" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>