#PAPO COM ELA Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 09:52 - A | A

Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 09h:52 - A | A

DICAS PROFISSIONAIS

Saiba quando é a hora de fazer a transição de carreira

Michely Figueiredo
Da Editoria

Pesquisa realizada pela plataforme Onlinecurrículo mostra que não apenas jovens, mas também profissionais mais experientes confessam já terem pensado em mudar de carreira. Dos entrevistados, 82% daqueles a partir dos 40 anos afirmaram ter pensado nessa possibilidade, mesmo percentual enrre os jovens de 16 a 24 anos. 

Conforme o especialista em gestão de pessoas, Paulo Slobotzian, essa transição pode ocorrer por vontade do profissional ou por necessidade. Isso porque com as mudanças no mercado de trabalho, impostas principalmente pelo avanço tecnológico, profissões estão deixando de existir. Ele cita como exemplo a implementação forte de portarias eletrônicas em Mato Grosso, o que fez aquelas pessoas que atuavam na função de porteiros a mudarem de profissão. Essa seria a transição "forçada". 

Já aqueles que querem mudar de profissão por desejo, de acordo com Slobotzian, o almejam em busca de mais qualidade de vida e melhor remuneração. No entanto, o especialista faz um alerta. Será que você quer mesmo mudar de carreira ou está apenas infeliz no local onde hoje desempenha suas atividades? 

Slobotzian lembra que por vezes um ambiente de trabalho tóxico pode fazer o profissional questionar a sua vocação. Antes de decidir pela transição de carreira, experimente mudar o local de trabalho. Caso mude e mesmo assim mantenha a posição pela mudança de carreira, é preciso se atentar a alguns fatores. 

Certamente você precisará cursar uma nova graduação. Tenha em mente que é um recomeçar, o que implicará em redução salarial. Logo, faça um planejamento dessa transição de carreira e reserve um caixa para suprir suas necessidades nesse período de mudanças. Vale lembrar que uma recolocação no mercado pode demorar de 4 a 6 anos para trazer rendimentos próximos ao que você está acostumado a desfrutar. 

Ainda é necessário estudar bastante para encurtar o tempo para essa reinserção. Paulo Slobotzian aponta que profissionais de recrutamento costumam ter bons olhos para aqueles que estão em transição de carreira, por já trazerem experiência nos cargos ocupados anteriormente. Outro ponto é que quem opta pela transição mostra empenho e dedicação, o que pesa bastante na hora de escolher um candidato à uma vaga de emprego. 

Saiba mais assistindo à entrevista na íntegra:

<iframe width="950" height="534" src="https://www.youtube.com/embed/F_MA2wo7Fdk" title="Papo entrevista o especialista em gestão de pessoas, Paulo Slobodzian e a psicóloga Sani Neves" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png