Setembro começou com recorde de calor em Cuiabá. A capital registrou 40,9º C superando o anterior de 40,2º C registrado no dia 18 de agosto. A previsão do tempo para o restante do mês mostra probabilidade de mais dias com o termômetro superando a casa dos 40ºC, segundo o site Clima Tempo.
Setembro e outubro são considerados os meses mais quentes do ano. Em Mato Grosso, o clima é ainda mais severo. Para sobreviver a esse período, as pessoas aumentam o uso dos aparelhos de climatização, como o ar-condicionado, o que acaba aumentando o consumo de energia elétrica.
Para o gerente de operações da Energisa MT, Anderson Rodrigues, é importante o uso inteligente desses aparelhos. “Seguir algumas dicas na hora de comprar, instalar, usar e dar manutenção no ar-condicionado pode transformar o vilão em melhor amigo”.
Na compra
Na hora de comprar um ar-condicionado observe o Selo Procel. Ele classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética. Isso significa que o consumidor é capaz de identificar facilmente quais modelos consomem menos energia elétrica. “Modelos mais eficientes e econômicos consomem menos energia para produzir a mesma quantidade de resfriamento, o que reflete em contas de energia mais baixas”, explica Anderson.
Atenção na instalação
A instalação correta do aparelho de ar-condicionado garante um desempenho eficiente e seguro. Isso envolve desde a escolha do local, passando pelas conexões das tubulações e instalação elétrica. Por isso, prefira sempre contratar empresas ou técnicos especializados nesse tipo de instalação.
Uso consciente
A temperatura ideal do ar-condicionado, que garante o conforto e otimiza a economia de energia para ambientes internos varia entre 22ºC a 25ºC. Cada grau abaixo desse limite aumenta o consumo de energia.
Manter portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado está ligado é uma prática importante para economizar energia. Operando em um ambiente fechado, ele pode alcançar e manter a temperatura desejada de forma mais eficiente, sem ter que compensar constantemente a entrada de ar quente do exterior. Outra dica é utilizar a função "Eco" ou "Sleep" que otimiza o consumo de energia sem comprometer o conforto.
Manutenções periódicas
Fazer a limpeza regular dos filtros, serpentinas e outros componentes ajuda a reduzir o acúmulo de sujeira e poeira, melhorando a transferência de calor e o fluxo de ar e reduzindo o consumo de energia elétrica.