DESENVOLVIMENTO Quarta-feira, 29 de Julho de 2020, 19:39 - A | A

Quarta-feira, 29 de Julho de 2020, 19h:39 - A | A

GENTE QUE FAZ

Mídias sociais auxiliam advogada no empreendedorismo jurídico

Com 35 mil seguidores no Instagram (@kamis.mendes) a advogada Kamila Mendes Monteiro vem conquistando um espaço importante nas redes sociais e no universo jurídico ao ajudar jovens advogados a se estabelecerem no mercado de trabalho por meio de mentoria e cursos. Além disso, por meio de um canal no YouTube ela compartilha experiências na área do empreendedorismo jurídico, uma de suas grandes paixões juntamente com o Direito do Consumidor.

A atuação no universo online teve início em 2011 quando Kamis, como é mais conhecida, começou a escrever para um blog. Em seguida surgiram as redes sociais para onde ela migrou após perceber um movimento da sociedade nesse sentido. Para a advogada, as tecnologias existentes hoje, bem como as mídias sociais, podem contribuir de maneira bastante positiva para a advocacia.

“Ajudam a propagar a informação. Uma sociedade informada é aquela que corre atrás dos seus direitos”, diz. “Saber lidar com as ferramentas disponibilizadas pelo universo virtual nos dias de hoje é fundamental, pois elas facilitam muito a vida do profissional de Direito. Desburocratizam, democratizam e poupam o tempo que é muito precioso”, enfatiza.

Ainda há, no entanto, uma certa resistência por parte dos advogados mais antigos a essa aproximação com o mundo virtual, aponta a advogada. “A abertura está sendo gradativa e democrática, principalmente para a advocacia jovem”, frisa.

Com esse movimento a advocacia está começando a ser mais acessível, humanizada e tecnológica, segundo Kamila. Isso não significa que estar nas mídias sociais é o suficiente para se fazer notado. “O advogado precisa saber onde está o seu cliente e qual rede social ele mais usa. No meu caso são o Instagram, YouTube, LinkedIn e o site. Mas é bom fazer testes em todas”, ensina.

Leia mais: Jovens apostam em seus próprios negócios e fazem sucesso

A tecnologia democratizou as relações dentro do universo da advocacia e tornou tudo mais acessível, acredita a advogada. Sendo assim o futuro, de acordo com ela, é uma advocacia sem fronteiras. “Eu trabalho há oito anos em home office e não sinto falta de ter um escritório físico em outro lugar”, observa. “Minha meta é trabalhar em qualquer lugar podendo fazer tudo de modo remoto, otimizando meu tempo e melhorando ainda mais a minha qualidade de vida”, completa.

Carreira

Kamila Monteiro é advogada militante no Direito do Consumidor há 13 anos, professora universitária há 12, empresária e empreendedora há 8 anos. É especialista em Direito Público, Direito Tributário e está se especializando em Educação à Distância. A advogada já foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA-Cuiabá) no biênio 2018/2019.

“Sou feminista e luto constantemente pelo direito a igualdade das mulheres”, diz a advogada, idealizadora do piquenique para mulheres advogadas em Cuiabá.

“Trabalho com a realidade e tento mostrar todos os dias o que é lutar verdadeiramente na advocacia”, afirma.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png