Conforme balanço divulgado pela Energisa na manhã desta terça-feira (28), 1200 imóveis estão sem energia devido ao temporal registrado na noite de ontem (27). Deste total, 500 estão com a rede isolada pela queda severa de árvores e/ou postes.
Nestes trechos são usados profissionais especializados em intervenções pesadas, assim como o apoio e parceria ao trabalho do Corpo de Bombeiros.
Por conta deste cenário, a Energisa está em situação de contingência, acionando uma força-tarefa de equipes. A maior parte do trabalho está concentrada na região da grande CPA, mas ainda houve ocorrências que afetaram o fornecimento nos bairros Morada da Serra, Santa Cruz, Boa Esperança, Doutor Fábio, Morada do Ouro, Bela Vista, Renascer e Dom Bosco.
O sistema de contingência é ativado quando há um aumento repentino de atendimentos, com reforço de pessoal.
O trabalho está sendo coordenado no Centro de Operações Integrado da empresa, que está também fazendo o remanejamento remoto de carga de acordo com o serviço feito em campo. Por isso, ainda poderão ser sentidas pequenas oscilações de energia ao longo do dia em regiões que não foram afetadas.
A Energisa reforça o compromisso em restabelecer o abastecimento integral o quanto antes. Além disso, pede o apoio da população indicando ocorrências pelos canais de contato da empresa, assim como evitando e isolando trechos com estruturas de energia afetadas.
"Se você ver algum fio solto, não toque de forma alguma. Chame a gente porque há o risco de acidentes sérios. A segurança tem que vir em primeiro lugar", destacou José Nelson Quadrado Júnior, gerente de operações da empresa.
Os estragos da forte chuva, que teve início na tarde de ontem e se estendeu pela madrugada, podem ser vistos em vários pontos da cidade. Árvores caídas nas imediações do Shopping Pantanal e também em frente ao Instituto Federal de Mato Grosso, campus Bela Vista, dificultam o trânsito de automóveis. Em algumas regiões, moradores presenciaram a queda de granizo.
A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que o período chuvoso se estenda até o final de semana.
O Corpo de Bombeiros prepara um documento para relatar todas as ocorrências que foram atendidas em razão das chuvas registradas nesta madrugada.