NOTICIÁRIO Quarta-feira, 09 de Junho de 2021, 10:45 - A | A

Quarta-feira, 09 de Junho de 2021, 10h:45 - A | A

OPERAÇÃO LUZ NA INFÂNCIA

Polícia Civil cumpre 4 mandados de buscas relativos a exploração infantil em MT

Da Redação com Assessoria

A Polícia Civil de Mato Grosso participa da Operação “Luz na Infância 8”, deflagrada nesta quarta-feira (09), sob coordenação nacional da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (Seopi/MJSP). Em Mato Grosso, as ações são coordenadas pela Delegacia Especializada de Crimes Informáticos (DRCI).

No estado, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar representados pela DRCI, sendo três na cidade de Rondonópolis, em ação coordenada pelo delegado Fernando Fleury e um na cidade de Nova Lacerda, sob coordenação do delegado Ricardo Sarto.

Não houve situação de prisão em flagrante. Durante as buscas foram realizadas apreensões de equipamentos eletrônicos que serão analisados e subsidiarão a instrução dos inquéritos policiais instaurados na Delegacia Especializadas de Repressão a Crimes Informáticos.

O delegado da DRCI, Ruy Guilherme Peral da Silva, destacou a proatividade e empenho dos colegas, delegados, escrivães e investigadores, envolvidos na operação. “Todos que estão atuando nos trabalhos não estão medindo esforços para colher provas e indícios que vão contribuir para as investigações”, destacou o delegado.

Entenda

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública deflagrou a Operação Luz na Infância 8 para identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Ao menos 41 pessoas foram presas em flagrante no âmbito da ofensiva que faz buscas no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Ao todo, 176 endereços são vasculhados pela Polícia Civil de 18 Estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Amazonas - e por agentes dos países envolvidos.

Um primeiro balanço da operação indica que até às 9h desta quarta, 41 pessoas haviam sido presas em flagrante, 27 no Brasil quarto no Paraguai e dez na Argentina.

Em suas sete edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2020, a Luz na Infância já cumpriu mais de 1.450 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 700 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png