As festividades do Réveillon se aproximam e nessa época do ano é comum registrar a queima de fogos para marcar a chegada do novo ano. No entanto, é importante salientar que a queima de fogos com estampido é proibida em Mato Grosso e também em Chapada dos Guimarães. A lei municipal 1.937/22 está em Igor desde 4 de abril do ano passado e proíbe a queima e soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como qualquer artefato pirotécnico que produza ruído.
Já em Mato Grosso a legislação é mais recente. De autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), a lei 12.155/2023 entrou em vigor neste ano e proíbe a comercialização e soltura de fogos de artifício com estampido.
“O barulho provocado por fogos de artifícios atrapalha unidades de saúde, incomoda pessoas com maior sensibilidade, especialmente pessoas autistas e idosos. Além disso, leva pânico a animais como os cães, que têm a audição mais aguçada. Não queremos acabar com as festas que usam a pirotecnia como atração visual, mas respeitar os direitos de todos que não podem ou não gostam do barulho provocado. Podemos iluminar o céu, mas não precisamos de tanto barulho”, explicou o deputado Wilson Santos.
Mediante as proibições, Chapada dos Guimarães deverá ter queima de fogos silenciosos. Pelo menos foi o que afirmou o prefeito Osmar Froner (MDB). Durante o Réveillon nas Alturas, que começa na próxima sexta-feira (29), o show de pirotecnia respeitará as normas estadual e municipal.
"Vamos respeitar nossas crianças, idosos, autistas e animais. Haverá queima de fogos, mas apenas aqueles luminosos. Também pedimos aos moradores e visitantes que sigam o mesmo caminho e não façam barulho com fogos ou rojões durante a virada do ano", comentou o prefeito em entrevista ao site Olhar Direto.
Leia mais: Médicos alertam sobre riscos do manuseio de fogos de artifício
Parabéns 27/12/2023
Finalmente uma notícia boa! Ninguém aguenta mais esses fogos.
1 comentários