O MDB possui dois vereadores em Cuiabá, no entanto, parece que as discussões envolvendo a condução do partido no estado não passam pelos parlamentares. Pelo menos é o que afirma o vereador Rogério Varanda, que assumiu definitivamente a vaga na Câmara da capital depois que Juca do Guaraná saiu do cargo para ocupar uma cadeira de deputado estadual. A declaração do parlamentar foi dada em entrevista à Rádio Cultura, na manhã desta segunda-feira (19) ao ser questionado sobre a disputa pelo comando da legenda no estado.
Varanda afirmou achar estranho que os dois vereadores por Cuiabá não sejam chamados para esse tipo de discussão e disse que toma conhecimento do que acontece na legenda pela imprensa. Ainda criticou a desorganização do partido e se mostrou preocupado com a formação de chapa para a eleição municipal que ocorrerá em 2024.
Varanda afirmou que juntamente com Sargento Vidal iria procurar a estadual para saber como ficaria a questão do diretório municipal de Cuiabá, que está sem presidente há algum tempo, o que pode prejudicar ambos na busca pela reeleição.
Em agosto o MDB em Mato Grosso deve escolher a nova presidência. O deputado federal Juarez Costa chegou a demonstrar interesse em ficar no comando do partido, no entanto, recuou e a tendência é que a legenda continue sob o comando do ex-deputado federal e ex-governador Carlos Bezerra.
Depois da crise vivenciada dentro do partido em razão do mal estar entre a deputada estadual Janaina Riva e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, há quem aposte que somente o perfil conciliador de Bezerra seja capaz de colocar panos quentes nessa relação conturbada, evitando assim perder filiados.
Janaina chegou a cogitar a possibilidade de deixar a sigla depois que o MDB nacional "patrolou" a estadual e ingressou com um pedido no Supremo Tribunal Federal para que a intervenção na saúde de Cuiabá seja derrubada. A parlamentar, que é vice-presidente da sigla, afirmou que não faria papel de fantoche, uma vez que a direção estadual do partido é favorável à intervenção e não chegou sequer a ser consultada.