OPINIÃO Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 16:49 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022, 16h:49 - A | A

ELAINE FREIRE

Consumidor bem informado na Black Friday

Elaine Freire

Advogada em Mato Grosso, especialista em Direito do Consumidor e Direito Previdenciário

 

O consumidor tem todos seus direitos garantidos nas compras realizadas na Black Friday, independente se a compra foi realizada pela internet ou fisicamente, ao efetuar compras, seus direitos devem ser respeitados.

Pagar o preço anunciado. A mudança de valor pode ocorrer principalmente em transações online. Por exemplo: se o preço do produto é R$100 e, na hora de finalizar a compra, aparece um valor diferente, lembre-se que o que vale é sempre o preço menor. 

Possibilidade de troca se o produto apresentar defeito ou for diferente do que foi pedido. O consumidor pode solicitar o conserto ou a troca da mercadoria. O estabelecimento tem até 30 dias para realizar a troca de produtos não duráveis (roupas, alimentos etc) e 90 dias para bens duráveis. É importante mencionar que a loja pode vender produtos com defeitos, no entanto essa informação deve estar clara ao anunciar.

Direito de se arrepender. Quem nunca comprou um produto no impulso, e depois se arrependeu? Casos como esse são corriqueiros acontecer principalmente quando se fala em desconto como o que ocorre na Black Friday, ou comprou e não gostou quando recebeu o produto.

Quando o produto é adquirido pela internet, você tem o direito de se arrepender garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Depois de efetuar a compra, o consumidor tem o prazo de 7 dias após o recebimento do produto para comunicar a loja.

Dessa forma, você pode solicitar a devolução do valor sem qualquer outra justificativa.

Fique ligado! Para garantir a troca, o produto não pode ter sido usado. Os custos de devolução também são por conta da loja que vendeu.

Garantia de entrega. Após o consumidor concluir a compra, o fornecedor não pode alegar falta de estoque. Isso vale para pagamentos feitos com cartão de crédito e boleto bancário (pago até a data de vencimento).  

Vale lembrar que o fornecedor é responsável por garantir a entrega do produto vendido. Ou seja, se algo der errado, ele não poderá culpar os correios ou outras empresas de entrega pelo não cumprimento do prazo combinado.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png