CULTURA Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 11:24 - A | A

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 11h:24 - A | A

PRESERVAÇÃO DE ACERVO

UFMT inaugura Laboratório de Literatura e Escrita Criativa para promover leitura

Da Redação

 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inaugurou, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), o Laboratório de Literatura e Escrita Criativa (LEC), um espaço destinado à promoção da leitura, escrita e preservação do patrimônio literário mato-grossense. As informações foram divulgadas pela instituição.

O laboratório desenvolve ações de formação e fruição artística, com atividades como o Círculo de Leitores, realizado quinzenalmente, e o Conversa com Escritores(as), encontros mensais com autoras e autores para abordar processos criativos, técnicas narrativas e mercado editorial. Futuramente, as conversas serão reunidas em cadernos literários.

Segundo a coordenadora de Cultura e Vivência da PROCEV, Divanize Carbonieri, o LEC busca aproximar a produção literária do estado da comunidade universitária e externa. Além disso, o espaço tem como função a preservação da memória literária de Mato Grosso, reunindo acervos de escritores como Marília Beatriz Figueiredo Leite e Ivens Cuiabano Scaff, já em processo de catalogação.

A organização do acervo contará com curadoria especializada, considerando dedicatórias, anotações dos autores, temáticas e gêneros. O projeto é desenvolvido em parceria com o curso de Arquitetura da UFMT, responsável pelo design do espaço físico voltado à leitura e à preservação técnica.

Além do LEC, a UFMT também criou o Laboratório de Artes Cênicas (LACE), ampliando os espaços de experimentação artística para além do Teatro Universitário. Ambos os laboratórios integram ensino, pesquisa e extensão, com atividades voltadas à comunidade interna e externa.

O LEC ainda promove ações externas, como círculos de leitura infantil em comunidades indígenas e centros espíritas. Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e representantes de ONGs já participaram das atividades.

De acordo com a supervisora docente Marinete Souza, a criação do laboratório surgiu da necessidade de um espaço institucional dedicado à literatura, já que muitos acervos mato-grossenses acabam se perdendo ao longo do tempo. Atualmente, a UFMT busca apoio em editais e projetos para estruturar o laboratório e torná-lo totalmente acessível a estudantes, docentes, pesquisadores e ao público em geral.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png