NOTICIÁRIO Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023, 13:45 - A | A

Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023, 13h:45 - A | A

ELEIÇÃO DA MESA

Botelho é reconduzido à presidência da AL com 23 votos favoráveis

Michely Figueiredo
Da Redação

Depois da posse dos 24 deputados, houve a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, durante a primeira sessão da 20ª  legislatura. O deputado estadual Eduardo Botelho (UB) foi reconduzido ao cargo de presidente pelo próximo biênio, assumindo assim o comando do Legislativo pela quarta vez consecutiva. Não houve disputa, uma vez que apenas a chapa Assembleia Unida por Mato Grosso se inscreveu para a eleição. Ao todo, 23 parlamentares votaram favoráveis a chapa. Um votou contrário. 

A votação ocorreu de forma secreta, por ordem alfabética. Com muita articulação, Botelho conseguiu demover o colega de parlamento, Max Russi (PSB), de recuar da disputa. Desta forma, repetiram a dobradinha que já administrava a Assembleia. Enquanto Botelho permanece presidente, Russi comanda a primeira-secretaria. 

Além de Botelho e Russi, ainda compõem a Mesa Diretora eleita a deputada Janaina Riva (MDB), como vice-presidente, Wilson Santos (PSD), como segundo vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como segundo secretário, Gilberto Cattani (PL) como terceiro secretário e Valmir Moretto (Republicanos) como quarto-secretário. A única mudança na Mesa, que atuou nos últimos dois anos, foi a saída do deputado Elizeu Nascimento (PL) e o ingresso de Cattani em seu lugar.  

A perpetuação da dobradinha Botelho/Max Russi foi criticada pelo deputado estadual Júlio Campos (UB). Apesar de ser correligionário de Botelho, o ex-governador pontuou que é preciso haver um rodízio do poder. Disse que durante seu mandato vai atuar para acabar com essa “ditadura” que se instalou no Legislativo estadual. 

Discurso

“Assumo um novo mandato como presidente da Assembleia Legislativa e o faço reafirmando a marca da nossa gestão: a independência deste Poder. Independência com responsabilidade e harmonia com os demais poderes. Independência para divergir, mas também para convergir em torno dos interesses maiores deste Estado”, disse Botelho no discurso após a vitória. 

O deputado do União Brasil ressaltou a atuação da Casa durante a pandemia de Covid-19 e também na aprovação de medidas que permitiram o estado atingir o equilíbrio fiscal necessário, dando folga ao Governo para aplicar as políticas públicas necessárias para atender a população e promover os investimentos que Mato Grosso precisa. 

“Reafirmo meu compromisso de trabalhar em defesa da plena democracia. Como afirmou o Papa Francisco: não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade. Esta gestão continuará a fazer deste Parlamento em que não há vencidos nem vencedores. Aqui há debates duros, defesa firme de posições, conversas, convencimento e necessidade de votos”. 

Botelho disse ser contra qualquer ato antidemocrático. “Sou contra e rechaço qualquer ato antidemocrático. Serei combatente fiel da nossa democracia e da Constituição Federal e que o diálogo pacífico seja nossa principal ferramenta para lutar por dias melhores, respeitando sempre as divergências de pensamento”. 

O presidente da AL quer um Legislativo cada vez mais atuante. “Vamos trabalhar para que este Legislativo nunca feche seus olhos aos direitos e ao respeito às mulheres, as populações quilombolas, aos negros, aos agricultores familiares, as populações indígenas e a todos aqueles que mais necessitam. Que neste parlamento nenhum debate seja interditado, nenhuma voz seja calada, mas sim respeitada. Que nossas diferentes matrizes produtivas encontrem espaço equânime na agenda política de Mato Grosso”.

A atual formação da Mesa Diretora atendeu as sete legendas que contam com assento no Parlamento. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png