NOTICIÁRIO Terça-feira, 29 de Novembro de 2022, 18:06 - A | A

Terça-feira, 29 de Novembro de 2022, 18h:06 - A | A

MAGISTRATURA DO TRABALHO

Congresso tem painel sobre benefícios da diversidade nas relações de trabalho 

Michely Figueiredo
Da Editoria

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a diversidade no mercado de trabalho ainda está distante de ser efetivamente alcançada. Negros representam 54,9% da população brasileira, mas são apenas 4,7% no quadro executivo das organizações. Das 45 milhões de pessoas com deficiência, menos de 1% está incluída formalmente no mercado de trabalho. Pensando nesse cenário é que o Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho contará com um painel para discutir a diversidade como paradigma ético fundamental das relações de trabalho. 

A juíza do Trabalho no TRT da 24ª Região, Déa Marisa Brandão Cubel Yule, será uma das palestrantes desse painel. Ela destaca que as empresas que aderiram à diversidade em seu quadro de colaboradores viram crescer o seu desempenho e lucros. O crescimento auferido, segundo a magistrada, foi de 47%. 

“Há uma diferença entre oferecer a vaga e efetivamente incluir. A diferença se mostra também nas empresas que têm adotado a diversidade. Elas têm produzido mais e têm crescido muito mais do que as empresas que não adotam a política da diversidade”, observou. 

A juíza ainda pondera que para que a diversidade seja efetivamente abraçada pelo setor empresarial precisa haver uma mudança de pensamento.

“Essa mudança passa, na verdade, por uma mudança cultural. Nós já temos o arcabouço constitucional que trata da sociedade como democrática e plural, ou seja, a diversidade deve estar em todos os ambientes dentro da nossa sociedade. Então, nós já temos essa normatização constitucional. O que falta é atuação prática. A legislação diz o que a gente tem que fazer e essas políticas públicas orientam a sociedade em como fazer essa inclusão e trazer a diversidade para os ambientes sociais”. 

Mediadora do painel, a desembargadora do TRT da 10ª região e presidente do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho (Conematra), Flávia Simões Falcão, considera um grande passo esse tipo de discussão em um evento da magnitude do primeiro Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho. 

“Um tema que trata de mulheres, de deficiência. O objetivo desse painel é levar a palavra das mulheres que estão nele e fomentar a discussão, o debate, o braimstorming que vem sempre com essas falas”, asseverou.

Assim como a juíza do trabalho, a desembargadora ressalta que para avançar é preciso primeiro mudar no padrão cultural vigente. 

“Mais do que a legislação eu acho que a mudança do modelo mental, da consciência das pessoas, porque legislação nós temos muitas. O problema é a falta aplicação dessa legislação nas relações de trabalho”. 

Como exemplo a magistrada cita a tripla jornada das mulheres, que precisa ser vista com outros olhos. 

“A gente fala e repete, além de ser verdade o importante é que a mulher no mercado de trabalho tenha as mesmas condições e que digam respeito a sua própria condição. Nós queremos igualdade, mas é importante que se veja a nossa situação como mulher”, considerou. 

O painel

O painel “A diversidade como paradigma ético fundamental das relações de trabalho” acontece no dia 1º de dezembro, no período da tarde, na sala da Diversidade e Tecnologia.

Além da desembargadora e da juíza do trabalho, ainda participa da discussão a diretora do TRT 3ª Região, desembargadora Rosemary de O. Pires Affonso e a juíza do TRT 5ª Região Sílvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale. 

O Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho começa na quarta-feira (30), e se estende até o dia 2 de dezembro. O evento tem como objetivo discutir as profundas transformações ocorridas no mundo do trabalho com a revolução tecnológica e os caminhos para que a legislação possa acompanhar a nova realidade.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png