NOTICIÁRIO Quinta-feira, 20 de Agosto de 2020, 10:55 - A | A

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2020, 10h:55 - A | A

REDUÇÃO DA DEMANDA

Em Mato Grosso internações em UTIs em razão da Covid reduzem 52,83%

Mato Grosso conseguiu reduzir para menos da metade o número de pacientes internados diariamente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência do novo coronavírus. Se no começo da pandemia o estado registrava 53 internações diárias, esse número caiu para 25 por dia na última semana, uma diminuição de 52,83%. Os dados estão disponíveis no Painel de Indicadores do Estado de Mato Grosso (IndicaSus). Durante coletiva para falar sobre o funcionamento do Centro de Triagem, instalado na Arena Pantanal, o governador Mauro Mendes (DEM) chamou atenção para os dados. 

 

Em balanço mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de quarta-feira (19) há 78.235 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso com 2.481 mortes. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados há 279 internações em UTIs públicas e 307 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 72,03% para UTIs adulto e em 35,33% para enfermarias adulto.

Cuiabá segue liderando a lista de municípios com maior número de casos de Covid-19 com 15.832 casos, seguido de Várzea Grande (6.210) e Rondonópolis (5.445).

“O Centro de Triagem veio para complementar uma deficiência da saúde básica. Esse atendimento é de responsabilidade dos municípios, mas como em Cuiabá isso não está funcionando, o Governo precisou agir”, disse o governador durante visita ao Centro de Triagem Covid-19 nesta quinta-feira (20).

Montada na Arena Pantanal há um mês a estrutura já atendeu 16.141 pacientes da Baixada Cuiabana desde que entrou em funcionamento. Do total, 2.941 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19, para 7.464 atendidos o resultado foi negativo e 5.736 foram considerados suspeitos de estarem com a doença. Ainda durante o período, 1.130 tomografias foram realizadas por se tratar de um importante exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados.

Neste mesmo período de 30 dias a farmácia do Centro de Triagem da Covid-19 entregou aos pacientes 8.677 kits de medicamentos para o tratamento precoce da doença. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

“No início da pandemia a orientação era que os pacientes com sintomas leves ficassem em casa e só procurassem atendimento caso houvesse alguma piora. Com o tempo fomos aprendendo mais sobre essa doença que é nova para a humanidade, e entendeu-se que o diagnóstico precoce salva muitas vidas”, acrescentou o governador que, na oportunidade, anunciou ainda a compra e distribuição de 500 mil testes para os municípios.

 

Ainda como parte das estratégias de atendimento aos pacientes com Covid-19 no estado o governador anunciou a implantação de mais 10 UTIs e 20 leitos no Hospital Regional de Cáceres e obras nos hospitais de Rondonópolis, Sinop e Sorriso. Estas últimas ações são mais abrangentes e não apenas voltadas ao combate ao novo coronavírus.

“Em 2018, toda semana havia um verdadeiro festival de notícias negativas sobre a saúde pública. Ainda há muita coisa a fazer, mas estamos no caminho”, disse Mendes citando o Hospital Central como uma das maiores vergonhas da história de Mato Grosso, cujas obras estão paradas há 35 anos. Mendes afirmou que há licitação em andamento com a participação de 14 empresas.

Com relação ao Centro de Triagem, o governador disse que o local permanecerá aberto enquanto houver demanda. Por enquanto todas as 700 senhas distribuídas diariamente estão sendo atendidas.

Educação

Mauro Mendes afirmou que não há previsão para retomada das aulas presenciais nas escolas públicas do estado. “Temos equipes planejando este retorno, mas com base em números e dados da evolução da pandemia. Queremos que as aulas sejam retomadas, mas só faremos isso quando houver segurança”.

Mendes chamou de “corrida midiática” a busca de alguns estados por vacinas que ainda estão na fase de testes. “Penso nos resultados a médio e longo prazo. A vacina conta com protocolos internacionais que devem ser seguidos e deixo ao governo federal e aos grandes institutos de ciências a definição de quando e como serão distribuídas à população”.

Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 700 senhas por dia, sendo 300 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png