O Governo de Mato Grosso lançou nesta quarta-feira (23) edital de licitação para contratação de empresa de engenharia responsável pela duplicação, restauração, implantação, pavimentação e iluminação das rodovias MT-020 e MT-251, nos trechos localizados entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. As informações constam no edital publicado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). As propostas serão recebidas pelas empresas concorrentes no dia 9 de setembro, às 9h.
O processo licitatório, registrado sob o número Concorrência Pública Eletrônica 68/2025, tem valor estimado em R$ 86.489.238,94 e será realizado no modo de disputa aberto, com critério de julgamento de menor preço. O regime de execução será por empreitada por preço unitário, em lote único.
As obras contemplam 29,84 quilômetros de extensão, divididos em dois segmentos: o trecho 1, entre o entroncamento da MT-351 e o início do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, com 9,40 km, e o trecho 2, do fim do Parque Nacional até o acesso ao Mirante, com 20,44 km. Além da duplicação e pavimentação, estão previstos dispositivos de drenagem, sinalização, obras complementares e estruturas para travessia segura de animais.
Segundo a Sinfra, os recursos para execução são oriundos do Fethab Commodities. O prazo de execução será de 720 dias consecutivos, contados a partir da emissão da ordem de serviço, e o contrato terá vigência de 810 dias, podendo ser prorrogado conforme previsto na Lei nº 14.133/2021 e no Decreto Estadual nº 1.525/2022.
O projeto tem como objetivo melhorar a mobilidade e a segurança viária, além de garantir o fluxo permanente de pessoas e mercadorias entre as regiões produtoras agropastoris e a capital. A obra também busca impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico de Chapada dos Guimarães e municípios vizinhos.
“Essa é uma obra aguardada há muitos anos e que agora se torna realidade. Agradecemos ao Governo do Estado, por meio da SINFRA, por atender a essa demanda tão importante para o desenvolvimento de Chapada dos Guimarães. O impacto será direto na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos milhares de visitantes que passam por aqui todos os anos”, destacou o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (União).