NOTICIÁRIO Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 15:27 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2024, 15h:27 - A | A

TOLERÂNCIA ZERO

Forças de Segurança intensificam combate ao crime organizado em Sorriso

Alecy Alves com Redação

Entre janeiro e maio deste ano, as forças de segurança de Mato Grosso realizaram uma série de operações que resultaram na prisão de 150 suspeitos de envolvimento em homicídios e integrantes de organizações criminosas no município de Sorriso, localizado a 420 km de Cuiabá.

Das 150 prisões, 33 foram efetuadas em flagrante delito, capturando suspeitos de participação em homicídios momentos após os crimes. Além disso, 42 prisões foram realizadas com base em mandados judiciais emitidos pelo Poder Judiciário, após investigações conduzidas pela Polícia Judiciária Civil.

No combate ao tráfico de drogas, que financia outras atividades criminosas, as operações Recovery Ultimado e Dominó resultaram em 75 prisões. Essas ações visaram desmantelar grupos criminosos que atuam no tráfico de entorpecentes e em crimes graves, como homicídios.

A Operação Recovery, coordenada pela Vara Especializada contra o Crime Organizado da Comarca de Sinop, teve como alvo criminosos de 10 cidades de Mato Grosso e de três estados: Rio de Janeiro, Pará e Distrito Federal. As prisões foram decretadas com base em mandados judiciais específicos.

Desde janeiro de 2023, a Polícia Militar tem intensificado o policiamento ostensivo em Sorriso através da Operação Vitae. Coordenada pela Secretaria Adjunta de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Comando-Geral da PMMT, a operação já está na 15ª edição. Unidades especializadas de Cuiabá e outros municípios, como Rotam, Bope, Companhia de Motopatrulhamento, Cavalaria e Força Tática, têm atuado em sistema de revezamento nas ruas de Sorriso.

Para enfrentar a criminalidade na região, foi instituída uma força-tarefa composta por policiais da Delegacia Regional de Sinop, Delegacia de Sorriso, Gerência de Operações Especiais, Gerência de Combate ao Crime Organizado, Delegacia Especializada de Entorpecentes e Diretoria de Inteligência. O objetivo é investigar e responsabilizar criminalmente os envolvidos em homicídios e outros crimes, além de prevenir e reprimir a violência.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Roveri, destacou os esforços contínuos do governo estadual no combate ao crime organizado.  "Essas prisões resultam do esforço das forças policiais em investigar e responsabilizar criminalmente os envolvidos, e da presença de mais policiais nas ruas prevenindo e reprimindo a violência", afirmou Roveri.

"O Governo do Estado decretou tolerância zero às organizações criminosas. Para isso, investiu e continua investindo na Segurança Pública. Sabemos que o problema das organizações criminosas não é uma questão estadual, mas do Brasil. Reafirmamos que o enfrentamento em Sorriso e em todas as regiões onde essas organizações estejam ou possam pensar em atuar será feito na proporção necessária ao restabelecimento e manutenção da ordem social e segurança da população", completou o secretário.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png