NOTICIÁRIO Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 11:54 - A | A

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021, 11h:54 - A | A

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Recursos de TAC são destinados para identificação de nascentes

MPMT

 A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães (a 67km de Cuiabá) destinou R$ 40 mil de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para iniciar a implantação do projeto Água para o Futuro no município. Em breve começará a fase de planejamento e, a partir de novembro, os trabalhos de campo. Os recursos, que serão pagos em duas parcelas a título de compensação por danos ambientas causados por uma agropecuária, foram designados a um projeto para identificação e caracterização de nascentes do Instituto Centro de Vida (ICV), cadastrado no Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

O Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executada em conjunto com o ICV e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, caracterização, monitoramento, preservação e recuperação de nascentes. O trabalho de campo, análises, pesquisas e atividades científicas diversas são realizados por uma equipe técnica formada por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais.

Inicialmente implantado em Cuiabá, o Água para o Futuro já foi apresentado à diretoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, levado para outros estados brasileiros e está sendo expandido para diversos municípios mato-grossenses. A interiorização da iniciativa é um dos projetos estratégicos da área de meio ambiente do MPMT para o quadriênio 2020-2023. Além da capital e de Chapada dos Guimarães, atualmente ele está presente nos municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Diamantino, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Peixoto de Azevedo e Sapezal. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png