O governador Mauro Mendes (União) nomeou o advogado Ricardo Almeida para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (3). A escolha pelo chefe do Executivo foi feita duas horas depois da votação pelo Pleno. A posse ainda não tem data marcada.
O advogado assume o cargo pelo Quinto Constitucional destinado à Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso. Ele ficou em segundo lugar na lista tríplice da OAB, com 28 votos. A mais votada foi Juliana Zafino, que recebeu 29 votos, e Dauto Passare ficou em terceiro, com 23 votos.
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) havia definido na segunda a lista tríplice para a vaga de desembargador destinada a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato grosso (OAB-MT), por meio do Quinto Constitucional. Além dos três mais votados, a lista sêxtupla ainda era composta por Jamille Clara Alves Adamczyk, que recebeu 4 votos no TJ, Michelle Regina de Paula Zangarini Dorileo, que obteve um voto e Sebastião Monteiro da Costa Junior , com 17 votos.
A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva. No dia 15 de junho, o desembargador completou 75 anos, idade considerada limite para o exercício da magistratura. Luiz Ferreira integrava a Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do TJMT.
Com a escolha de Ricardo Almeida, o governador Mauro Mendes indicou 5 desembargadores para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Além de Almeira, foram apontados para o desembargo Marcos Regenold, Deosdete Cruz, Wesley Sanchez Lacerda - todos pelo Quinto do Ministério Público e Hélio Nishiyama, pelo Quinto da OAB-MT. Com esse feito, Mendes se torna o governador que mais indicou nomes ao Judiciário desde a Constituição de 1988.






