OPINIÃO Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 15:08 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 15h:08 - A | A

ARIADNE CASTRO CAMARGO

Empresas humanas, resultados reais

Ariadne Castro Camargo

Ariadne Castro Camargo é, professora, psicóloga clínica humanista, especialista em Abordagem Centrada na Pessoa e implementadora de NR1. É aluna e voluntária da Organização Nova Acrópole Cuiabá. Atendimento presencial em Cuiabá no Experienciar espaço de cuidado, e atendimento Online. @ariadnecastrocamargopsi

Nos últimos anos, a saúde mental deixou de ser um tabu nas empresas para se tornar uma pauta urgente e cada vez mais valorizada. No ritmo dinâmico do mundo corporativo, é comum que as exigências e pressões cotidianas impactem diretamente o bem-estar emocional das pessoas e os efeitos disso são percebidos não só individualmente, mas em toda a estrutura da organização.

Falar de saúde mental no trabalho é, portanto, reconhecer que as relações humanas estão no centro de qualquer empresa. É compreender que produtividade, criatividade e colaboração nascem de um ambiente emocionalmente saudável, onde os profissionais se sentem vistos, ouvidos e respeitados em sua integralidade.

Nesse cenário, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), atualizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, traz avanços significativos. Ela orienta a implementação de ações efetivas de promoção à saúde e prevenção de agravos relacionados ao trabalho, incluindo a saúde mental como eixo estruturante da cultura organizacional. Isso significa que empresas, independentemente do porte ou segmento, têm o dever de promover ambientes seguros e saudáveis, reconhecendo os riscos psicossociais e propondo estratégias para enfrentá-los.

Mas não se trata apenas de cumprir uma exigência legal. A presença de um psicólogo no planejamento e na execução dessas ações é fundamental. Isso porque o profissional da Psicologia possui uma escuta qualificada, formação técnica e ética, e uma visão ampliada do sujeito em seu contexto, o que o capacita a construir intervenções cuidadosas, humanizadas e eficazes.

Programas de escuta, rodas de conversa, oficinas de inteligência emocional, treinamentos de liderança empática, suporte em momentos de crise, entre outras práticas, tornam-se espaços seguros de expressão, desenvolvimento e prevenção de adoecimentos. Mais do que intervenções pontuais, são construções que favorecem uma cultura de cuidado continuado.

Os benefícios são evidentes: equipes mais engajadas, diminuição do absenteísmo, redução do turnover, melhoria no clima organizacional, fortalecimento das lideranças e, claro, valorização da vida e da dignidade de cada colaborador.

Cuidar da saúde mental no ambiente corporativo é investir em relações mais saudáveis, em tomadas de decisão mais conscientes e em uma cultura que compreende o ser humano como um todo — corpo, mente, emoções e sentido de pertencimento.

A empresa que cuida, escuta e promove bem-estar não apenas cresce: ela floresce.



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