AGRO & INDÚSTRIA Segunda-feira, 14 de Junho de 2021, 09:21 - A | A

Segunda-feira, 14 de Junho de 2021, 09h:21 - A | A

LUCIANO VACARI

Da informação ao conhecimento

Luciano Vacari

Gestor de agronegócio e diretor da NeoAgro Consultoria

A era do conhecimento não está materializada apenas nos modernos aparelhos de smartphones, ela se concretiza justamente no abstrato, na tecnologia e na hiperconectividade das pessoas. A possibilidade de acessar e compartilhar dados o tempo todo e em quase todo lugar é a grande chave para superar as barreiras ainda existentes e experimentar modelos mais eficientes, sejam de processos, de produção ou de vida.

Voltando na história, a civilização é marcada por suas revoluções. A primeira delas, a agrícola, foi justamente a que viabilizou a sistematização do cultivo de plantas e criação de animais colocando fim ao meio de vida nômade. É o surgimento das primeiras sociedades.

Com o tempo, a revolução industrial chega marcando a produção em massa a partir do uso de máquinas, o que também garantiu o aprimoramento das técnicas agropecuárias, permitindo assim aumentar a escala de produção de alimentos e intensificar o processo de urbanização da sociedade.

Por fim, veio a revolução digital, e com ela a integração em rede das pessoas e das máquinas permitindo que as informações sejam compartilhadas sem limitações geográficas, sociais ou temporais. E esta revolução tem reverberado, mais uma vez, lá no campo.

Recentemente foi lançado o Observatório da Agropecuária Brasileira, um portal que disponibiliza a integração, a gestão e o acesso às informações estratégicas para o setor. É uma multiplataforma desenvolvida a partir de dados estatísticos e geoespaciais que poderão ser utilizados por pesquisadores, investidores, produtores rurais, indústrias e consumidores de todo o mundo. É uma revolução.

Todas essas informações disponíveis agora precisam ser transformadas em conhecimento. A partir deste banco de dados, o setor produtivo poderá planejar de forma muito mais assertiva seus investimentos, reduzindo os riscos e melhorando os resultados. Assim, o setor pode utilizar as informações na construção de estratégias.

Em meio à tanta inovação, o grande desafio é transformar este volume de informação em conhecimento. O campo e a cidade precisam estar conectados para que a era digital seja de fato uma revolução para melhorar a civilização moderna. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png