Amor! Simples assim. Singelo. É querer bem, corresponder e ser correspondido. Amor sem Medo, regado de felicidades, o aconchego de pais e filhos. É este o cenário que todos os casais desenham quando se apaixonam. Os casais também sabem que o caminho do amor nem sempre é reto, há curvas leves e fechadas, montanhas, buracos, mas são obstáculos superados, surpreendidos pela perseverança e pelo diálogo.
Há, no entanto, sonhos que terminam em tragédias. São relacionamentos desfeitos, em sua maioria pela ideia de onipresença de homens que acreditam ser donos das suas mulheres, almejam e exercem o poder de decidir o que suas esposas devem pensar, falar ou fazer. Para isso contam com a força física, torturas psicológicas e agressões. Em muitos casos, mortes. Como consequência, sobram rastros de sangue, sofrimento e crianças desamparadas.
Neste mês de agosto, mês Lilás, de conscientização e combate à violência contra a mulher, o Nossa República no site, na televisão, no YouTube e redes sociais dedica um espaço especial às mulheres, suas lutas, conquistas e dificuldades. Desejamos dialogar com os nossos leitores, telespectadores, ouvintes e internautas, compartilhar com vocês sonhos, esperanças, exemplos de superação e, também, conhecer as suas histórias, superações e dificuldades.
Com suas sugestões, críticas, podemos auxiliar os poderes públicos a reduzir os números da violência e eliminar de vez a prática do feminicídio, assassinatos que envergonham Mato Grosso e nos coloca na liderança nacional deste tipo de crime. Sabemos que há boas soluções já adotadas no Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública Assembleia Legislativa e no Executivo. Vamos divulgá-las.
Ao tornar públicas as boas práticas, não apenas as adotadas em Mato Grosso, mas também de outros estados e países, somados às ideias e sugestões da população, o estado pode salvar mulheres, acolher as crianças que ficaram e, quem sabe, contribuir para a paz em muitos lares. A série “Amor Sem Medo” começa nesta segunda, dia 4 de agosto, uma série de reportagens especiais, de entrevistas nos programas Nossa República e Papo com Ela, de artigos, resgates de perfis de mulheres que mudaram o mundo, rodas de conversa, podcasts e outras iniciativas editoriais.
Nesta segunda, 4 de agosto, estreamos o projeto editorial multiplataforma AMOR SEM MEDO. Começamos com uma entrevista imperdível com a delegada de polícia Janira Laranjeira, que será apresentada na TV Pantanal, Canal 22, às 7h30 no programa Nossa República. E, simultaneamente, no canal @nossarepublica do YouTube. E, também, aqui no site Nossa República, em formato de vídeo e numa reportagem especial em texto. Contamos com a sua participação.