Um estudo divulgado pela Agência Brasil, com base em publicação na revista científica Nature Medicine, indica que o envelhecimento cerebral pode ser acelerado por fatores como instabilidade política, poluição do ar e alta desigualdade social. A pesquisa foi realizada por 41 cientistas, entre eles três brasileiros apoiados pelo Instituto Serrapilheira.
Foram avaliados dados de 161.981 participantes de 40 países, incluindo o Brasil. Os pesquisadores usaram modelos de inteligência artificial e modelagem epidemiológica para medir a diferença entre a idade real de uma pessoa e a prevista com base em indicadores como saúde, cognição, escolaridade, funcionalidade e fatores de risco, como condições cardiometabólicas e deficiências sensoriais.
O estudo conclui que o envelhecimento não é determinado apenas por fatores individuais, como genética e estilo de vida, mas também pelas condições do local onde a pessoa vive. Entre os fatores associados ao envelhecimento acelerado estão baixos níveis de renda, má qualidade do ar, desigualdade de gênero, questões migratórias, falta de representação política, restrições a direitos de voto e fragilidade democrática.
Segundo os autores, países com altos índices de corrupção, baixa qualidade democrática e pouca transparência apresentam maiores taxas de envelhecimento. A confiança no governo está relacionada a melhores condições de saúde, enquanto desconfiança e polarização política elevam a mortalidade e enfraquecem respostas de saúde pública.
O levantamento mostrou que europeus e asiáticos apresentaram envelhecimento mais lento, enquanto africanos registraram índices mais altos de aceleração. O Brasil ficou em posição intermediária. Para os pesquisadores, reduzir desigualdades sociais e investir no desenvolvimento regional são medidas essenciais para promover um envelhecimento populacional mais saudável.
Felipe Desidério Estivil Bustos 24/07/2025
Dia 24/07/2025 Chapada dos Guimarães MT Aqui no Município de Chapada dos Guimarães MT, não temos o CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA PESSOA IDOSA, isso impede uma socialização dos 60+ diária tão necessária nesta idade. Além dos encontros, o CENTRO, deve ter: Piscina Aquecida, Professora de Educação Física, Médico Geriatra, Nutricionista, Fisioterapeutas , Dentista.....trabalhamos uma vida toda e na velhice somos ABANDONADOS, descartados como um trapo! Enquanto não nos organizarmos como Sociedade, seremos tratados sem respeito em Chapada dos Guimarães e em todos os outros lugares. Felipe Desidério - 65 99965-1568
1 comentários