O filme brasileiro “O Agente Secreto” venceu duas categorias no Globo de Ouro 2026, em cerimônia realizada no domingo (11), em Los Angeles.
A produção de Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de melhor filme em língua não inglesa e teve Wagner Moura como vencedor de melhor ator em filme de drama, além de concorrer a melhor filme de drama.
Ao comentar o resultado, Wagner Moura disse que “é uma emoção arretada”. No discurso de entrega do prêmio, o ator afirmou: “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem.”
Ainda na premiação, Wagner Moura dedicou a conquista a quem acompanha o filme e citou o público brasileiro: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, disse.
Ao receber o prêmio de filme em língua não inglesa, Kleber Mendonça Filho falou ao público brasileiro. “Eu quero dizer oi a todo mundo assistindo no Brasil. Alô, Brasil!” No mesmo discurso, ele citou o ator: “Obrigado, Wagner Moura. Que ator! Um grande ator e um grande amigo, essa combinação é explosiva”.
Em outro trecho, o diretor disse: “Dedico este prêmio aos jovens cineastas, este é um momento muito importante para se fazer filmes aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens cineastas americanos, façam filmes!”.
Na repercussão política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu na redes sociais, que ele e a primeira-dama estavam “muito felizes” com a conquista e acrescentou: “Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinônimo de orgulho nos principais palcos do mundo”.
Lula citou o elenco e afirmou: “Viva Wagner Moura, a incrível Tânia Maria, Alice Carvalho, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Gabriel Leone, Carlos Francisco e toda a equipe que escreve mais um lindo capítulo da história do cinema brasileiro com essa premiação”.
A primeira-dama Janja também se manifestou: “Que lindo encerrar o domingo com o nosso audiovisual fazendo história em uma das maiores premiações do mundo.” No mesmo texto, ela escreveu: “O Agente Secreto é um filme que honra a memória do nosso país e nos enche de orgulho, provando que o cinema brasileiro é referência mundial!”
Na leitura da Agência Brasil, com informações da jornalista Anna Karina de Carvalho, a trajetória internacional do filme vinha sendo sustentada por prêmios e circulação em festivais desde 2025, incluindo vitória no Critics Choice Awards de melhor filme internacional e premiações de entidades de crítica nos Estados Unidos.
No circuito comercial, segundo a Agência Brasil, o longa ultrapassou 1,1 milhão de espectadores no Brasil e teve expansão internacional, com público aproximado de 300 mil na França e estreias previstas em outros países europeus.
A agenda de premiações citada pela Agência Brasil inclui disputa em eventos como Independent Spirit Awards e Lumières, além da presença do filme na shortlist do Oscar; as indicações finais ao prêmio da Academia serão anunciadas em 22 de janeiro.





