NOTICIÁRIO Domingo, 20 de Setembro de 2020, 08:12 - A | A

Domingo, 20 de Setembro de 2020, 08h:12 - A | A

JUNTOS SOMOS FORTES

Ações arrecadam doações para combate ao fogo no Pantanal e na Chapada

Quem vive na Grande Cuiabá respira há semanas uma fumaça espessa vinda do Pantanal. As queimadas, que estão destruindo um dos biomas mais importantes do planeta, levara a um ato de protesto que acontece neste domingo (20), às 9h, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Ato em Defesa do Pantanal tem como objetivo cobrar das autoridades providências mais efetivas para salvar o patrimônio ambiental. Em tempos de pandemia, pede-se aos participantes o uso de máscaras e distanciamento.

Dos 15 milhões de hectares do Pantanal, quase 3 milhões (19,3% ou 19 cidades de São Paulo) já foram consumidos pelo fogo, sendo 1,2 milhão apenas em Mato Grosso. Os dados compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, de 1 a 15 de setembro, o Pantanal registrou mais da metade das queimadas ocorridas durante todo o ano de 2019. Nas primeiras duas semanas foram 5.234 focos de calor, o que equivale a 53% das 10 mil queimadas registradas em 2019.

Disposta a não esperar pelo poder público, a sociedade vem se unindo em diversas campanhas para arrecadar dinheiro e insumos que possam ajudar os brigadistas e voluntários que, há semanas, atuam incansavelmente para debelar o fogo na região.

Veja algumas:

A campanha Pantanal em Chamas, da ONG Ampara Animal, busca captar recursos para manter a operação de resgate e reabilitação de animais atingidos pelo fogo para que tenham chance de voltar ao seu habitat posteriormente. Os recursos serão utilizados na compra de medicação e alimentação para os animais, equipamentos de resgate e uso veterinário e manutenção dos veículos para resgate dos animais. Para doar clique aqui. Já foram arrecadados mais de R$ 2 milhões com essa finalidade. 

Moradores de Porto Jofre (localidade que fica no final da Transpantaneira) organizaram uma vaquinha para a compra de frutas, verduras e cochos para colocar os animais que estão encurralados em áreas devastadas. Os recursos serão utilizados também para o aluguel de tratores para abrir aceiros (que impedem que o fogo se alastre), caminhões pipa que monitoram os aceiros, apoio a brigadistas e voluntários e compra de material para equipar a comunidade na prevenção e combate a incêndios. Para doar clique aqui.

A Comissão de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) está engajada na campanha de resgate e tratamento aos animais vítimas do incêndio no Pantanal. Para realizar as doações basta acessar o site do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT). No site existe uma lista com todos os materiais necessários.

O Instituto Homem Pantaneiro teve a iniciativa de criar uma brigada profissional com homens treinados, equipados e assalariados que irá patrulhar as regiões da Serra do Amolar, Parque Nacional e Parque Estadual Encontro das Águas, lugar com maior concentração de onças-pintadas no mundo. Para doar acesse aqui.

Juntos pelo Pantanal é o nome da campanha do Goiabeiras Shopping em parceria com a Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos (Ecotrópica) para arrecadar materiais úteis aos brigadistas e voluntários que atuam no Pantanal mato-grossense, bem como alimentos e água para os animais que tentam sobreviver.

A Ecotrópica pede doações de perneiras, luvas, óculos de proteção, chapéu, camisas e camisetas UV, sacos de lixo, medicamentos de primeiros socorros, álcool gel, toalhas de papel, protetor solar e repelente, materiais essenciais utilizados pelos brigadistas. Para os animais, a fundação solicita doação de água mineral e grãos, como farelo de milho, soja e cana. A loja da campanha está localizada no 1° piso do shopping, em frente à loja Havaianas e as doações podem ser feitas no horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 11h às 22h.

O Conselho de Medicina Veterinária de Mato Grosso pede doações por meio de vaquinha virtual, além de medicamentos e utensílios veterinários. Interessados podem se cadastrar como voluntários pra atendimentos aos animais. Informações no site do CRMV-MT.

O Instituto Arara Azul pede a doação de recursos que serão utilizados no fortalecimento do trabalho pós-fogo, diagnóstico, compra de equipamentos que foram perdidos com o fogo, ninhos artificiais etc. Informações no perfil do Instituto no Instagram: @institutoararaazuloficial

O projeto Bichos do Pantanal pede doações para a ação Bicho Vivo. Os recursos serão aplicados na compra de material veterinário, alimentos e equipamentos para o socorro dos animais resgatados vítimas dos incêndios do Pantanal. Saiba mais em: @bichosdopantanal

O Instituto Gaia realiza atividades de apoio às comunidades tradicionais pantaneiras com a doação de alimentos, produtos de higiene e máscaras, além de soro fisiológico. Mais informações em: [email protected].

<iframe width="720" height="488" src="https://www.youtube.com/embed/j_JAmWSejOg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Chapada dos Guimarães

Além do Pantanal, o fogo está causando estragos em Chapada dos Guimarães e destruindo parte importante do cerrado. De acordo com a Defesa Civil do município, mais de 15 mil hectares de vegetação (15 mil campos de futebol) já foram destruídos. Por conta dos focos de incêndio, os principais pontos turísticos foram fechados.

Ações solidárias pedem recursos para a compra de equipamentos de combate ao fogo. Uma delas é a Brigada Rural Voluntária do Vale do Jamacá. Os dados bancários são:

Banco Sicredi (748)

Agência 0802

Conta corrente 12.807-6

Grupo Semente (CNPJ 07.489.480/0001-45)

A Associação de Moradores do Samambaia também realiza uma ação para arrecadar recursos que serão utilizados na compra de materiais como bombas para dispersão de água nos incêndios, abafadores, óculos, luvas e perneiras, além de combustível para locomoção dos veículos nas áreas afetadas.

Os dados bancários são:

Bando do Brasil

Agência n° 1772-8

Conta corrente n° 27256-6

CNPJ n° 33.887.103/0001-74

Associação A. M. P. Samambaia



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png