O secretário-chefe de Gabinete de Governo, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, assume interinamente nesta sexta-feira (17) o comando da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Neste período, ele acumulará as duas funções.
“Esta é mais uma missão que recebi do governador Mauro Mendes e espero que minha experiência na Secretaria de Cultura de Cuiabá, durante a gestão dele como prefeito da capital, e a ligação que tenho com o esporte possam contribuir ainda mais com o Governo de Mato Grosso”, afirmou Beto.
Entre os anos de 2013 e 2016, ele atuou como secretário de Cultura, Esporte e Turismo, permanecendo no staff da Prefeitura de Cuiabá durante toda a gestão de Mauro Mendes, e em 2019, assumiu a chefia do gabinete do governador.
A mudança na pasta ocorre após o pedido de exoneração do ex-titular da Secel, Allan Kardec (PDT), que retornou à Assembleia Legislativa. Kardec resolveu se desligar do governo para votar contrário à Reforma da Previdência.
Por não concordar com o posicionamento do governo, houve um conflito ético. Desta forma, Kardec, que retomou o seu mandato como deputado estadual, preferiu deixar o cargo. Quando se afastamentou da Assembleia Legislativa, assumiu a vaga o suplente Romoaldo Júnior (MDB). O pedetista estava como secretário de Cultura, Esporte e Lazer desde o início da gestão de Mauro Mendes.
Além de Kardec, já deixaram o governo do Estado o então secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral (MDB), o então representante do escritório de Mato Grosso em Brasília, Carlos Fávaro (PSD) e o então secretário-adjunto de Comunicação, Mauro Camargo.
Fávaro deixou o cargo para assumir a vaga de senador da República, depois que o mandato de Selma Arruda foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. (Com assessoria)