O deputado estadual Allan Kardec (PSB) foi o escolhido pelo governador Mauro Mendes para assumir a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). Kardec, que disputou a uma vaga de federal e não foi eleito, encerra seu ciclo na Assembleia Legislativa e assume a pasta com a missão de focar na questão da inovação e tecnologia.
“Vamos fazer acontecer o MT 100% Conectado. Vamos atuar não só na agricultura, mas também em outros setores”, explicou.
Kardec pontuou que o trabalho será desempenhado juntamente com o IFMT, a Unemat, a UFMT e o Senai. Outro grande desafio a ser vencido é garantir a formação dos jovens mato-grossenses para ocuparem os postos de trabalho que estão sendo abertos no estado.
“Não dá para gerar tanto emprego e renda e usar mão de obra importada de outros estados. Precisamos preparar os nossos jovens. O foco será na infraestrutura, logística e agronegócio. É um desafio importante, mas vou dar conta do recado, pois venho dessa área, venho da educação tecnológica”, disse.
Com a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva, Kardec disse acreditar que o programa Pronatec vai voltar com muita força, o que vai proporcionar muitas ações exitosas já no primeiro ano da gestão.
“A nossa missão vamos cumprir. Construir uma relação com a Assembleia, com o TCE, com o governo federal. Vamos fazer a Seciteci impulsionar Mato Grosso para um lugar de destaque nessa área”.
Mauro Mendes anunciou o secretariado nesta semana. A maior parte dos secretários se mantém, no entanto haverá mudanças na Seciteci, com Kardec assumindo o comando da pasta. Outras áreas que terão novos secretários serão a Segurança Pública, Assistência Social e Cidadania e Controladoria Geral do Estado. As demais pastas deverão ter o comandantes anunciados em 31 de dezembro.
Leia mais aqui: Mauro Mendes anuncia nome de 13 secretários da nova gestão