Três horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar neste domingo (30) a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro, candidato derrotado do PL à reeleição, ainda não se manifestou sobre o resultado da eleição.
O resultado da eleição foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela altura, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Jair Bolsonaro (PL), que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos. A diferença percentual a favor de Lula é a menor de um presidente eleito desde 1989.
Tradicionalmente, candidatos derrotados ligam para o adversário e fazem uma declaração pública reconhecendo a vitória do oponente.
O g1 apurou que até as 22h deste domingo Bolsonaro não havia ligado para Lula, para cumprimentá-lo pela vitória.
Bolsonaro acompanhou parte da apuração com aliados na residência oficial da Granja do Torto, que fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Brasília.
Depois, dirigiu-se ao Palácio da Alvorada, onde desde 2019 vive com a primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Jornalistas aguardavam manifestação de Bolsonaro em frente à residência oficial, mas até a última atualização desta reportagem não havia expectativa de declaração do presidente.
Ao blog da Andréia Sadi, pessoas próximas de Bolsonaro afirmaram que tentaram falar com ele, mas foram informados de que o presidente foi dormir depois de saver o resultado das urnas.
'Sensatez'
Durante entrevista na semana passada, o então candidato Lula foi questionado sobre qual reação esperava de Bolsonaro, caso fosse eleito.
Na ocasião, o agora presidente eleito afirmou que esperava que Bolsonaro tivesse "um minuto de sensatez" e telefonasse para ele "aceitando o resultado da eleição".