NOTICIÁRIO Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 17:27 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023, 17h:27 - A | A

NA DISPUTA POR PRESIDÊNCIA

Bortolin afirma que irá trazer 100% dos prefeitos de volta à AMM

Da Assessoria

O candidato à presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), garantiu que sua gestão não poupará esforços para trazer de volta os prefeitos desfliados da AMM. Atualmente, dos 141 municípios do Estado, 128 integram a Associação. Em entrevista à Rádio Cultura nesta quinta-feira (3), Bortolin associou as baixas à insatisfação com a condução do atual presidente da Associação e candidato à reeleição pela quinta vez consecutiva, Neurilan Fraga.

“Os prefeitos que estão desfilados hoje estão porque não concordam com a atual condução. O prefeito da própria cidade [Nortelândia] do atual presidente [Neurilan] não é filiado porque não concorda na condução do processo. Nós vamos imediatamente convidar todos esses prefeitos para que a AMM seja realmente de 100% dos prefeitos”, destacou. 

Uma das medidas anunciadas por Bortolin para fortalecer a relação entre a AMM e os prefeitos é a mudança no regimento para que as eleições da Associação ocorram dentro do prazo de 45 dias, como as eleições regidas pela Justiça Eleitoral.

Anteriormente, Bortolin também havia antecipado que irá discutir com os prefeitos a restrição da reeleições na entidade. Conforme a configuração atual do regimento, as reeleições na AMM são permitidas indiscriminadamente.

Nesse sentido, Bortolin ressaltou que a inconformidade com a perpetuação no poder e o sentimento de renovação foram indispensáveis para a adesão de inúmeros prefeitos ao seu projeto à presidência. Hoje o prefeito afirma contar com apoio de 75 dos 128 gestores aptos a votar. A eleição ocorrerá no dia 2 de outubro. 

Bortolin registrou chapa na última terça-feira (1°) e tem o prefeito de Colíder, Hemerson Máximo, o “Maninho” como primeiro vice-presidente; José Guedes, de Rondolândia, como segundo vice-presidente e o deputado federal Juarez Costa como presidente de honra. 

Braço em Brasília

Outra aposta de Bortolin para estreitar a relação da AMM com os prefeitos é a atuação do presidente de honra da chapa, Juarez Costa, em Brasília. Conforme Bortolin, o parlamentar — que já é experiente na arrecadação de recursos federais e no trabalho municipalista — atuará como braço da AMM na Capital Federal para auxiliar os prefeitos, sobretudo na obtenção de verbas.

“O que estamos trabalhando com o Juarez é que nós, dentro da AMM, vamos ter um braço para cuidar desde o cadastramento de proposta até a prestação de conta desses convênios. Para se ter uma ideia, a cerca de 20 dias atrás, seis ministérios fecharam propostas voluntárias, 80% dos municípios do Estado acabaram não fazendo cadastramento de propostas porque a informação não chega”, lamentou Bortolin.

Para o candidato, é dever da AMM contornar o problema e possibilitar aos municípios o acesso aos recursos da União. 

“Isso não é culpa do gestor é porque infelizmente falta aparato técnico para todos os prefeitos e esse é um dever da AMM, auxiliar, levar recursos para os municípios. Hoje tem recursos para todas as áreas, o que falta então é comunicação, auxílio técnico e que a AMM volte a ser um instrumento para melhorar administrativamente os municípios. Melhorando administrativamente os municípios, vamos aumentar a qualidade de vida da população”, concluiu.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png