A Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães realizou na última semana a formação de professores dentro do Programa Estadual Alfabetiza Mato Grosso, que tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental I.
O Alfabetiza MT foi instituído em julho de 2021 e regulamentado em 10 de agosto do mesmo ano, inspirado no reconhecido programa de alfabetização do Ceará. O investimento público para esta iniciativa é de mais de R$16,5 milhões ao ano. O governo de Mato Grosso dará apoio técnico e pedagógico, fará a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas, disponibilização de materiais didáticos complementares e acompanhamento contínuo das ações.
O Programa Alfabetiza MT tem como finalidade principal a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas do Estado de Mato Grosso, por meio de Regime de Colaboração com os municípios adesos, buscando alfabetizar todas as crianças das escolas mato-grossenses até o 2° ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Chapada, as formações acontecem todos os meses para os professores, na Educação Infantil, para os docentes do 1º e 2º Ano e para os gestores municipais. Elas são ministradas pela coordenadora Municipal do Programa Alfabetiza – MT e Formadora Municipal de Gestores, a professora Atanilza Maria dos Santos, além das formadoras municipais da Educação Infantil, professora Silbene Maria da Silva Alves e Professora Katiúscia Maria Melo Rosa.
São beneficiários diretos do programa estudantes da educação infantil, 1° e 2 ° anos do ensino fundamental, professores da educação infantil, professores dos 1° e 2° anos do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.