NOTICIÁRIO Sexta-feira, 24 de Julho de 2020, 17:01 - A | A

Sexta-feira, 24 de Julho de 2020, 17h:01 - A | A

ESTABILIZAÇÃO DA COVID-19

Começamos a ter sinais de que estamos chegando ao platô, diz Gilberto Figueiredo

Michely Figueiredo
Da Editoria

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (24), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que Mato Grosso começa a perceber sinais de que a evolução do novo coronavírus no estado pode estar se aproximando da estabilidade. Uma vez estável, a tendência é que os números comecem a baixar. Figueiredo pontuou que Mato Grosso já observou queda tanto no número de contaminados como no número de mortos em decorrência da doença no mês de julho.

"Começamos a ter sinais de que podemos estar nos aproximando do platô. Há sinais de redução na demanda dos leitos hospitalares observando o comportamento das semanas 27 a 30. No dia 27 chegamos a demanda de 291 leitos, na 21, 268, na 29, 239 e estamos estimando para esta semana a demanda de 228 leitos de UTI".

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, compilados pelo Gabinete Militar, a média de óbitos semanais desde o primeiro caso de coronavírus no Estado subiu até a 15ª semana, quando chegou a 255 mortes semanais, uma média de 36,4 por dia. Já entre os dias 6 e 12 de julho foi observada a primeira queda. Foram registradas 237 mortes neste período, ou seja, cerca de 33,9 mortes por dia.

Também foi possível observar a primeira queda no número de contaminados pelo novo coronavírus. Entre os dias 13 e 19 de julho foram registrados 5.813 novos casos, ou seja, uma média de 830 casos por dia. Até a 16ª semana de pandemia, essa média diária era de 1.101 novos casos, isto é, 7.710 novos contaminados em uma semana.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso 41.016 contaminados. Deste total, 1.498 evoluíram para óbito, o que representa 3,65% dos registros. Houve a recuperação de 21.745 pessoas, o que representa 53,02% dos casos. Estão em monitoramento 17.773 pessoas.

Leia mais: MT registra 2.085 novos infectados em 24 horas e atinge 1498 mortes

O secretário lembrou que na próxima semana, Mato Grosso deverá contar com 468 leitos exclusivos de UTI para tratamento da Covid-19. "Tivemos também a ampliação dos leitos de enfermaria. Para cada leito de UTI, abrem-se dois de enfermaria, mas esse não é hoje o nosso maior problema, porque temos vários disponíveis. Precisamos aprender a conviver com a pandemia por maior tempo. É uma doença infectocontagiosa, que sem vacina, precisamos adminstrar os casos existentes. Ampliamos a capacidade de testes e um maior número da população já esteve infectada. Isso causa um desconforto, mas também é uma informação boa, já que a população precisa ser infectada para adquirir imunidade", pontuou.

Figueiredo reforçou que neste momento no qual o Governo do Estado decidiu liberar a abertura do comércio com redução da capacidade de funcionamento, as pessoas precisam estar cientes que é preciso aumentar a vigilância, uma vez que haverá grande circulação de consumidores. "Precisamos ter mais vigilância nas medidas não farmacológicas. Higienização, utilização de máscara, evitar aglomeração".

Leia mais: Governo altera decreto e permite funcionamento do comércio

Tratamento precoce

A demanda reprimida por leitos de UTI não caiu somente pela abertura de novas vagas, conforme explicou o secretário estadual de Saúde, mas também pela mudança de protocolo por parte do Ministério da Saúde, que começou preconizar o tratamento precoce da doença. Ao primeiro sintoma a recomendação é que ajuda médica seja procurada. Desta maneira é possível evitar que os doentes avancem para um estágio mais grave, requerendo estrutura de alta complexidade.

Neste sentido, Figueiredo apontou que com os municípios garantindo medicamentos e atendimento precoce à população, somado ao esforço do Governo do Estado de fornecer medicamentos a 50 cidades que pediram auxílio, além da entrega de testes para detecção da doença, a tendência é que os casos críticos, que dependem de Unidades de Terapia Intensiva, sejam reduzidos.

"Equivocadamente sabemos que o Ministério da Saúde orientou que as pessoas procurassem atendimento só depois de estar muito grave. Verificou-se com o tempo que o tratamento precoce dá resultados. Então, estamos convocando as pessoas para que tenham a atenção devida, não flexibilizando tanto no comportamento. Teremos um crescimento da atividade econômica, estaremos próximos uns dos outros e é preciso ser vigilante. O vírus ainda é fatal. Não queremos continuar perdendo vidas. Vamos estar analisando as ações paulatinamente, analisando o comportamento da população".

Testagem

O Governo do Estado distribui para os 141 municípios 300 mil testes para detecção do novo coronavírus. Para o secretário estadual de saúde o aumento no número de testagens vai impactar na estatística oficial. Ele lembra que existe uma estimativa mundial de que para cada caso confirmado, existem mais 10 contaminados.

"A média móvel de casos de coronavírus que caiu, essa semana vai subir. Vai entrar no registro quem faz o teste. O centro de triagem está aumentando a testagem. Serão de 600 a 800 pessoas testadas por dia. Todos os positivos vão entrar na notificação. O interior também vai alimentar o sistema. Vai aumentar o número de confirmações, mas não significa que está aumentando a contaminação, mas sim os testes", explicou.

De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), Mato Grosso adquiriu 300 mil teste e recebeu como doação outros 100 mil. Isso fará com que o estado esteja na lista daqueles que mais realizaram testes, proporcionalmente.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png