O MDB de Mato Grosso realiza, nesta quinta-feira (21), a convenção estadual que vai eleger a nova executiva estadual da sigla. O evento será realizado na sede da AMDEPOL, em Cuiabá, e contará com a presença do presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi, além de deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores e lideranças de diversas siglas.
A convenção marcará um momento histórico: a passagem da presidência estadual do MDB, que por décadas esteve sob a liderança do ex-deputado federal Carlos Bezerra, fundador da legenda no estado, para a deputada estadual Janaina Riva. Ela será a primeira mulher a assumir o comando do partido em Mato Grosso, representando uma mudança geracional e simbólica dentro da sigla.
Janaina informa que a composição completa da nova executiva estadual será divulgada apenas nesta quinta-feira, mas adiantou que o deputado federal Juarez Costa permanece na sigla como secretário-geral na nova composição. Havia rumores de que ele poderia deixar a legenda para se filiar ao Republicanos. No entanto, a permanência de Costa é vista como um último ato de Bezerra como presidente do partido.
Quem deve deixar a sigla é Emanuelzinho, com tendência a se filiar na mesma legenda que o pai, o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Hoje ele integra as fileiras do PSD.