O desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 75 anos. Ele estava internado desde o dia 22 de julho, depois de sofrer um acidente de moto no município de General Carneiro (442 km da capital). Ele se aposentou em fevereiro deste ano, após cumprir o limite etário da magistratura estadual. Ele deixa esposa, três filhos e netos.
O Tribunal de Justiça, assim como o Ministério Público, a prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso manifestaram profundo pesar pela passagem do magistrado.
A vaga deixada por Rondon Bassil Dower Filho foi preenchida por Jones Gattass pelo critério merecimento.
Trajetória no Judiciário
Rondon Bassil iniciou sua carreira na magistratura em 1985, por meio de concurso público. Atuou como juiz de Direito em diversas comarcas — Poxoréu, Barra do Bugres e Barra do Garças — até ser promovido, em 2012, ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade.
Em janeiro de 2025, antes de sua aposentadoria, foi homenageado em sessão solene no Tribunal Pleno, onde recebeu a Medalha do Mérito Judiciário José de Mesquita, em reconhecimento pelos quase quatro décadas de dedicação à magistratura. Durante a cerimônia, colegas e familiares destacaram seu perfil estudioso, discreto, íntegro e solícito.
Repercussão e homenagens
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, lamentou a perda, ressaltou sua dedicação, integridade e sensibilidade, e destacou a lacuna deixada por sua ausência pessoal e profissional.
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, também expressou condolências e enalteceu o legado de ética e serviço público deixado pelo magistrado.
“Recebemos com pesar a notícia do falecimento do desembargador Rondon Bassil, que deixou seu legado no Judiciário mato-grossense. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, e pedimos a Deus que conforte a todos diante dessa perda irreparável", manifestaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.
O sepultamento ocorrerá às 16 horas, no cemitério Bom Jesus de Cuiabá.