NOTICIÁRIO Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, 13:00 - A | A

Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, 13h:00 - A | A

NO BRASIL

Dia dos Namorados: conheça a origem da data 

Da Redação

O Dia dos Namorados no Brasil, comemorado em 12 de junho, é muito mais do que uma data romântica: é também um importante motor para a economia nacional. Mas você sabia que essa celebração tem raízes bem diferentes das tradicionais datas internacionais?

Enquanto boa parte do mundo celebra o Valentine’s Day em 14 de fevereiro, o Brasil escolheu uma data diferente para homenagear os casais apaixonados. O motivo é estratégico: foi uma ideia publicitária criada nos anos 1940 para aquecer o comércio no mês de junho, considerado um período fraco para as vendas.

A campanha foi idealizada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, a pedido da loja Cliper, que buscava melhorar seus resultados no meio do ano. A data escolhida foi 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido popularmente como o “santo casamenteiro”. A campanha dizia: "Não é só com beijos que se prova o amor!"

A ideia pegou — e desde então, o Dia dos Namorados se tornou uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo brasileiro.

Impacto econômico

Segundo levantamento recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 2,59 bilhões em 2025, um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior. O setor mais beneficiado é o de vestuário e acessórios, seguido por perfumes, cosméticos, eletrônicos, flores e restaurantes.

Além disso, bares e restaurantes relatam aumento médio de 30% no faturamento na semana da data, sendo um dos períodos mais lucrativos do primeiro semestre.

Comportamento dos consumidores

Uma pesquisa do SPC Brasil aponta que cerca de 59% dos brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados. O valor médio gasto por pessoa varia entre R$ 150 e R$ 250, com preferência por itens que unam preço acessível e significado emocional.

Outra tendência crescente é o chamado “autoamor”, com muitas pessoas solteiras aproveitando a data para se presentear ou comemorar com amigos, o que também aquece o mercado.

Por que o Dia dos Namorados é importante para o Brasil?

Além de movimentar o comércio, o Dia dos Namorados também é uma oportunidade de reforçar laços afetivos, estimular o turismo romântico e impulsionar pequenos negócios. Floristas, artesãos, confeitarias e produtores locais costumam ter aumento expressivo na procura por produtos criativos e personalizados.

Do ponto de vista do marketing digital, é uma chance de ouro para marcas se conectarem emocionalmente com seus públicos, explorando temas como afeto, companheirismo e cuidado.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png