O senador Carlos Fávaro (PSD) e o deputado federal cassado Neri Geller (PP) foram confirmados para a equipe de Agricultura do Gabinete de Transição do governo Lula. Os nomes já eram cogitados, mas ainda não havia a confirmação. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (16) pelo vice-presidente eleito e coordenador da Transição, Geraldo Alckmin.
Além de Fávaro e Neri, compõem ainda o grupo Evandro Gussi, Joe Valle, Kátia Abreu, Luiz Carlos Guedes, Silvio Crestana e Tatiane Abreu Sá.
"Agradeço a confiança do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, nosso coordenador da Transição. Vamos trabalhar com afinco no GT da Agricultura com Evandro Gussi, Joe Vale, Katia Abreu, Luiz Carlos Guedes, Neri Geller, Silvio Crestana e Tatiane de Abreu Sá", publicou Carlos Fávaro.
"O time do Agro está formado ne vamos ajudar no que for preciso para fortalecer o setor e estreitar as relações nesse processo de transição. Sou muito grato ao presidente Lula e ao vice-presidente Geraldo Alckmin pela confiança e missão que teremos daqui para frente", escreveu Neri Geller em sua rede social.
Fávaro já foi presidente da Aprosoja-MT e é agropecuarista. É inclusive o nome cotado para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Evandro Gussi é ligado ao setor sucroalcooleiro. Joe Vale é engenheiro florestal e foi deputado federal pelo Distrito Federal. Kátia Abreu é pecuarista, ex-ministra e senadora. Luiz Guedes é doutor em Agronomia e já foi ministro da Agricultura. Geller é produtor rural, empresário e foi ministro da Agricultura. Silvio Crestana é professor, físico, pesquisador e foi diretor da Embrapa. Tatiana de Abreu Sá foi diretora Executiva da Embrapa.
Além de Fávaro e Geller, Rosa Neide Sandes Almeida também foi anunciada para compor o grupo de transição representando Mato Grosso, mas no setor da educação.