NOTICIÁRIO Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020, 08:16 - A | A

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020, 08h:16 - A | A

74 DIAS DE PARALISAÇÃO

Greve atrapalha desempenho no Ideb em Mato Grosso, diz secretária de Educação

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação mostram que Mato Grosso avançou no ensino fundamental, mas ainda deixa a desejar no ensino médio. Nos anos iniciais, período que compreende do 1º ao 5º ano, o estado atingiu a meta do Ideb (5,6). Ao todo, 73% dos municípios do estado atingiram a meta neste nível de ensino.

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) o estado chegou a 4,8, muito próximo da meta do Ideb que é de 4,9. No entanto, neste nível de ensino apenas 23,2% dos municípios mato-grossenses atingiram a meta.

Já no ensino médio (escolas públicas e particulares) Mato Grosso alcançou 3,6, distante da meta de 4,7. Na rede estadual foram 3,4 pontos para uma meta de 4,2 do Ideb.

 

A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ressalta que os resultados obtidos não foram satisfatórios, mas explica que o ano de 2019 foi de grandes desafios para a educação. Segundo ela, as provas do Ideb foram realizadas no primeiro ano da atual gestão que passou por uma greve de 74 dias, fator que prejudicou o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Segundo a secretária, o índice do ensino médio é um dos maiores gargalos não somente para a educação de Mato Grosso, mas em todo o país. Em nível nacional, apenas Goiás e o Distrito Federal superaram a meta nesta fase do ensino.

“Em 2019, a atual gestão recebeu uma Secretaria com R$ 636,8 milhões de restos a pagar de exercícios anteriores, incluindo encargos e pessoal e despesas correntes, o que impossibilitou a capacidade de investimentos naquele ano. No entanto, em dezembro de 2019 já havia pago R$ 430,9 milhões do total de restos a pagar”, explica a secretária.

Com as dívidas pagas, foi possível planejar investimentos, tanto na área pedagógica, como na infraestrutura. Entre as ações previstas está o reordenamento e redimensionamento da rede, visando otimizar espaços físicos e os recursos financeiros e melhorar o atendimento da demanda nas unidades educacionais.

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o Ideb mede a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhora do ensino. É calculado a partir de dois componentes, a taxa de rendimento escolar (aprovação) obtidos a partir do Censo Escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep que são as da Prova Brasil (escolas e municípios) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o país, realizados a cada dois anos.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Em 2019 a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5, mas o resultado ficou em 4,2.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png