A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) recebe no dia 16 de julho propostas das empresas interessadas na execução dos serviços de revitalização do Parque Natural Municipal da Quineira, localizado em Chapada dos Guimarães, às margens da Rodovia 251, próximo ao km 63. Conforme o edital da licitação, o preço máximo a ser executado é no valor de R$ 13.716.551,65 e o critério para escolher a proposta vencedora será o de menor preço.
A concorrência pública eletrônica 54/2025 prevê regime de execução empreitada por preço unitário, em lote único e o modo de disputa é aberto.
Conforme informações da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, o projeto prevê a requalificação sustentável do parque, respeitando características naturais e ambientais, com melhorias na infraestrutura, acessibilidade, segurança e conservação. A obra é composta por deck contemplativo (passarela metálica), guarita, restaurante, banheiro e pórtico de entrada.
“A proposta de revitalização busca integrar o meio natural e urbano auxiliando na promoção da saúde e bem-estar da população, contribuindo também para a proteção da biodiversidade da região. Com uma característica fortemente contemplativa, os espaços com acesso livre, no interior do Parque serão revitalizados e adequados ao novo uso proposto”, diz trecho do edital.
"Essa é uma grande conquista para Chapada dos Guimarães. A revitalização da Quineira é um desejo antigo da população e agora, com o apoio do governador Mauro Mendes, estamos tornando esse sonho realidade. É um passo importante para valorizar nosso patrimônio natural e impulsionar o turismo sustentável na região”, afirmou o prefeito Osmar Froner (União).
A elaboração do projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, que colaborou ativamente para viabilizar a participação do município na execução da proposta junto ao Governo do Estado.
Segundo o edital, a partir do momento que houver uma empresa vencedora, “a vigência do contrato terá início com a publicação de seu extrato no Diário Oficial do Estado e perdurará pelo prazo de 330 dias, contados a partir da data da assinatura do contrato”.
O prazo para a execução dos trabalhos será de 240 dias (8 meses), contado a partir da data de emissão da ordem de início pela Secretaria Adjunta de Cidades.
O Parque da Quineira é uma unidade de conservação, com aproximadamente 31 hectares de mata de galeria, onde estão as nascentes do córrego Prainha.
Possui uma imensa variedade de espécies arbóreas, pequenos animais e pássaros, por essa razão é considerado “um verdadeiro oásis verde dentro do núcleo urbano de Chapada”.
Veja algumas imagens do projeto arquitetônico do Parque