De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta segunda-feira (15), Mato Grosso registrou nas últimas 24 horas a morte de 86 pessoas por complicações da Covid-19. É o maior número de perdas registrado desde que o vírus chegou ao estado. O crescimento de óbitos reforça o colapso vivido nos últimos dias. Conforme a Secretaria, nesta segunda haviam 93 pessoas aguardando vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em boletim divulgado no domingo, Mato Grosso somava 6.370 mortos. Já nesta segunda-feira o montante subiu para 6.456 óbitos. Além disso, foram 2.556 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado em 24 horas. Até o momento 274.788 pessoas foram infectadas.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 466 internações em UTIs públicas e 530 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 94,7% para UTIs adulto e em 66% para enfermarias adulto.
Vivendo um cenário de guerra, o médico Werley Peres fez um apelo para que seja decretado lockdown em Cuiabá e Várzea Grande, no sentido de garantir que as unidades de saúde ganhem um "respiro". Isso porque houve uma saturação do sistema, com os próprios hospitais particulares sem capacidade de atender a demanda existente.
Alheia a situação que está sendo vivenciada no estado, parcela da população ignora os alertas das autoridades públicas e continuam promovendo aglomerações, mesmo com o toque de recolher instituído pelo governo de Mato Grosso das 21 horas às 5 horas.
Durante o fim de semana, entre a noite de sexta-feira (12) e a madrugada desta segunda-feira (15), a Operação Dispersão IV, desenvolvida pela Polícia Militar, dispersou 892 aglomerações em todo o Estado de Mato Grosso. De acordo com a estimativa da PM essas ocorrências somavam 4.700 pessoas.
Ao todo foram registradas 160 conduções para delegacias por descumprimento do decreto estadual 836/2021 e decretos municipais. Dessas, 100 por que promoveram aglomerações em festas clandestinas e 32 por descumprir horários de circulação nas ruas, as demais por situações diversas.
O governo do estado anunciou, para o prazo de 30 dias, a abertura de 500 novos leitos clínicos com ventilação, em parceria com municípios, e mais 160 leitos de UTI. A previsão é que nesta semana 34 leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 sejam abertos. As novas vagas estarão localizadas em cinco municípios do Estado.
Nesta segunda-feira (15), foram disponibilizados três leitos de UTI que estavam previstos para o Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde. Outras duas vagas entrarão em funcionamento no sábado (20.03).
Na quarta-feira (17), entram em funcionamento nove leitos de UTI no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. E, no sábado (20), mais 10 leitos intensivos serão disponibilizados pelo Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O Hospital Metropolitano, que está em fase de ampliação, ainda receberá outras 11 vagas de UTI.
Já em parceria com as gestões municipais, há previsão de abertura de cinco leitos no Hospital Regional de Nova Mutum, na quarta-feira, e cinco leitos no Hospital Santa Rita, em Alta Floresta, na sexta-feira (19).






