As atividades presenciais nas escolas da rede pública municipal e nas escolas da rede privada de Cuiabá seguem suspensas até o dia 11 de outubro. A prorrogação consta no decreto n° 8132, publicado no Diário Oficial do município com data de 30 de setembro.
Por enquanto seguem liberadas as atividades presenciais apenas as unidades de ensino privadas, nas modalidades berçário I e II e maternal I, com 50% da capacidade máxima da sala de aula e limite de até 15 alunos por turma, respeitando todas as normas de biossegurança.
Após seis meses fechadas por conta da pandemia de Covid-19 as escolas da rede privada (berçario e maternal) foram autorizadas a retomar as atividades a partir do dia 10 de setembro.
O decreto nº 8.084, de 02 de setembro de 2020, estabelece uma série de regras que devem ser seguidas pelas instituições de ensino como o limite de até 15 alunos por turma e 50% da capacidade máxima das salas de aula; higienização antes e depois das atividades; oferta de produtos para higienização como água, sabão e álcool em gel; uso obrigatório de máscaras pelos profissionais e distanciamento de 1,5m entre os alunos; diminuição do uso do ar condicionado e abertura de portas e janelas para maior circulação do ar no local e aferimento de temperatura corporal dos alunos, colaboradores e professores na entrada do estabelecimento de ensino.
Ainda segundo o decreto, profissionais e auxiliares que pertencem aos grupos de risco estão dispensados.
A rede municipal de Cuiabá conta com 164 escolas e 52 mil alunos na educação infantil e ensino fundamental. Já na rede privada são 55 mil estudantes em todos os níveis de ensino. Segundo o último boletim epidemiológico, Cuiabá tem 24.347 casos confirmados.