NOTICIÁRIO Segunda-feira, 31 de Agosto de 2020, 08:17 - A | A

Segunda-feira, 31 de Agosto de 2020, 08h:17 - A | A

LIVE DA LÊMURE

Pesquisa é peça essencial na estratégia de marketing, assegura Miriam Braga

“Pesquisa é a ferramenta, é o termômetro que auxilia o marketing na elaboração de estratégias”, ensina Miriam Braga, diretora do instituto de pesquisa Vetor e uma das participantes da série de lives sobre marketing político organizada pela Lêmure Comunicação.

Com mais de 30 anos de atuação na área, Miriam é enfática ao afirmar que os candidatos precisam entender a importância do trabalho de pesquisa dentro de uma campanha, pois é por meio delas que virão as informações para orientar as decisões a serem tomadas pelo marketing. Segundo a empresária, com os dados das pesquisas em mãos o marketing vai se alimentando de informação e conteúdo para ações estratégicas.

A investigação do cenário eleitoral proposto pelas pesquisas pode se dar de duas maneiras, quantitativa e qualitativa. A primeira é como um “esqueleto” cuja leitura é feita por meio de números (gráficos, tabelas e percentuais).

A segunda não tem a preocupação de mensurar, mas entender a lógica que leva as pessoas a tomarem certas decisões. “A pesquisa qualitativa entra no desejo do eleitor e naquilo que ele pensa”, explica Miriam.

Os dados oferecidos pela pesquisa, especialmente a qualitativa, embasam a campanha ao fornecer informações sobre o que as pessoas pensam, o que o candidato pode oferecer e quais são as fragilidades do opositor.

“É dentro desse cenário que o conceito do candidato é trabalhado”, explica Miriam. “Como todas as ferramentas que o marketing usa, a pesquisa é um suporte, mas o processo de decisão do eleitor vai se dando ao longo da campanha”.

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Miriam revela ter percebido uma mudança no perfil do eleitor. “O comprometimento do eleitor com o voto ao longo do tempo foi ficando cada vez mais frágil. Hoje ele não considera que tem a obrigação de votar no candidato como era em tempos passados. Hoje ele tem mais informação que circula de maneira muito mais rápida”, observa.

As mídias sociais, responsáveis pela agilidade na circulação da informação, devem estar sempre no radar do marketing. Miriam lembra que as mídias sociais passaram a ter uma importância tão grande que a proximidade com a pesquisa se torna essencial para compreender melhor o cenário político e trazer resultados mais positivos ao candidato.

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“A linguagem é diferente, mas o conceito e os conteúdos do marketing são convergentes. Redes sociais, assim como a TV, são mídias. E, portanto, precisam ter um conteúdo condizente para que tragam resultado”.



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