A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), abrirá um Auto de Investigação de Preliminar (AIP) para apurar as condições de atendimento aplicadas aos idosos que compareceram para vacinação contra a covid-19 no Sesc Balneário, em Cuiabá.
A equipe da DEDCPI recebeu informações que no ponto de vacinação, os idosos estavam enfrentando problemas nas condições de atendimento até chegarem ao momento de serem efetivamente vacinados.
Segundo as informações, não era permitida a entrada de veículos no local e os idosos tinham que ficar esperando em uma fila, no sol, do lado de fora, para então embarcarem em um ônibus em que eram levados para triagem. A denúncia aponta que os idosos iam em pé e aglomerados dentro do ônibus, que transportava cerca de 30 pessoas por vez.
Após a triagem, os idosos tinham que novamente embarcar no mesmo ônibus para depois serem levados para o local em que era aplicada a vacina. Os investigadores da Delegacia do Idoso estiveram no local e constataram a veracidade das informações, assim como o descontentamento e indignação das pessoas presentes.
As pessoas com agendamento para a vacinação acreditavam que a vacina seria aplicada no sistema “Drive-thru”, porém ao chegarem ao local não puderem nem entrar com o veículo, havendo apenas a possibilidade de ser conduzido no ônibus junto a terceiros.
O delegado da DEDCPI, Vitor Chab Domingues, disse que abrirá o procedimento para averiguar os fatos e já comunicou o Conselho Municipal do Idoso, assim como também oficiará 34ª Promotoria Civil do Idoso e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.
“Em relação aos agentes de saúde que aplicaram as vacinas não há reclamações, as vítimas ressaltaram que eles foram bastante educados e atenciosos. As condições que serão apuradas são em relação ao momento anterior, em que os idosos tiveram que enfrentar até o momento em que finalmente fossem vacinados”, disse o delegado.
Outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá emitiu nota na qual alega não proceder a informação de que as pessoas possam entrar para serem vacinadas somente nos dois micro ônibus disponíveis no local. Segundo a nota da pasta, os veículos estão disponíveis para ayender as pessoas que chegam a pé ao ponto de vacinação.
"Quem tem veículo próprio entra normalmente e estaciona dentro do SESC Balneário. É urgente que se esclareça que houve um mal-entendido de uma pessoa que, na manhã desta terça-feira (20), chegou de carro e viu a fila de pessoas que aguardavam para entrar de micro-ônibus e concluiu que somente poderia entrar de transporte coletivo e, sem ao menos verificar a situação, telefonou para a Polícia Civil", diz trecho da nota.
A nota continua esclarecendo que os policiais civis que estiveram no local conversaram com a coordenadora da campanha, que prestou os esclarecimentos necessários.
"Em relação às pessoas que reclamaram de terem pensado que o local contaria com drive-thru de vacinação, a SMS destaca que essa informação nunca foi divulgada pela Comunicação da Prefeitura de Cuiabá. Por fim, a SMS destaca que vem trabalhando com seriedade, transparência e humanização na campanha Vacina Cuiabá, com o objetivo único de livrar a população cuiabana da covid-19".
Denúncias
As denúnicas de problemas nos locais de vacinação em Cuiabá são recorrentes. Os primeiros registros foram de aglomeração de pessoas do grupo de risco no Centro de Eventos do Pantanal, até então único ponto de vacinação que estava funcionando em Cuiabá.
Depois de frequentes cobranças e de notificação do Ministério Público, a Prefeitura abriu novos postos. Porém, o desencontro de informações continua.
Houve ainda uma decisão judicial na qual foi determinado que Cuiabá abra 10 novos postos de vacinação na cidade, facilitando assim o acesso dos grupos a serem vacinados e evitando aglomeração.