NOTICIÁRIO Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 08:48 - A | A

Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 08h:48 - A | A

LAGO DO MANSO

Prefeitura de Chapada tenta reverter desapropriação

A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães solicitou, por meio de ofício à 1ª e 2ª Vara da Comarca do município, a suspensão de liminar concedida em favor de Furnas Centrais Elétricas S/A. Nesta quinta-feira (23) moradores da comunidade de João Carro foram retirados em cumprimento a um pedido de reintegração de posse por parte da empresa.

"Tomamos conhecimento que a União pediu a intervenção nesses processos de reintegração de posse, fazendo com que a competência para julgá-los deixe de ser da Justiça Estadual (Chapada dos Guimarães) e passe para competência da Justiça Federal", diz a nota oficial da prefeitura. "Estamos aguardando a distribuição desses processos na Justiça Federal que solicitou que nenhuma liminar de reintegração seja concedida. Enquanto isso, a Procuradoria Geral do Município está promovendo os estudos e colhendo documentos para a adoção das medidas jurídicas cabíveis em prol da coletividade".

São mais de 40 ações de reintegração de posse ingressadas pela empresa Furnas nos últimos dois meses contra moradores que construíram benfeitorias a 290 metros ao redor do lago, em áreas consideradas de preservação permanente. Entre os alvos dos pedidos está também o Malai Manso Hotel Resort S/A.

Leia mais: Furnas que retirar moradores e empreendimentos do lago do Manso

A alegação da empresa é que nenhuma benfeitoria poderia ser construída na área que foi desapropriada em fevereiro de 1958 para a construção da usina.

Ainda segundo a prefeitura de Chapada dos Guimarães, o cidadão que esteja sendo prejudicado pelas ações de Furnas deve buscar ajuda profissional para a defesa de seu interesse pessoal seja através da contratação de advogados particulares ou por intermédio da Defensoria Pública.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png