NOTICIÁRIO Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020, 10:29 - A | A

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020, 10h:29 - A | A

QUESTÃO AMBIENTAL

Protesto também marca passagem de Bolsonaro por Mato Grosso

Michely Figueiredo
Da Editoria

Na chegada ao aeroporto de Sinop, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro também foi recepcionado por pessoas que protestavam pela situação dos incêndios florestais em Mato Grosso. O Pantanal, maior planície alagada do planeta, está sendo consumido pelas chamas, assim como Chapada dos Guimarães.

Um dos manifestantes pintou todo o seu corpo para ilustrar o desastre ecológico que assola Mato Grosso e o Brasil. Em suas mãos, carregava um cartaz com a seguinte frase: "Desmatamento nas terras indígenas aumentaram 64% nos primeiros meses de 2020".

Outros manifestantes seguravam faixas com os dizeres "Fora Bolsonaro", "Em defesa da natureza e dos indígenas" e "Acreditamos em Deus e na famíli, mas não apoiamos Bolsonaro".

Embora tenham marcado presença, o número de apoiadores do presidente era maior do que aqueles que cobravam postura mais condizente com o cargo de presidente da República.

Um twitaço está ocorrendo com a hashtag #Bolsonaroinimigodopantanal.

"As queimadas no Pantanal afetam mais de 260 espécies de peixes e aproximadamente 120 mamíferos. Os incêndios criminosos consomem todas estas formas de vida e condenam muitas à extinção", publicou a deputada federal Rosa Neide (PT).

Leia mais: Diante da visita de Bolsonaro, senador cobra ferrovia em Cuiabá

"Hoje o Bolsonaro tem agenda oficial em Sinop e Sorriso. Será que veio falar de seu descaso com as queimadas que estão acontecendo aqui", tuitou o deputado estadual e candidato ao Senado, Valdir Barranco (PT).

"O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 15,4 mil focos de calor no Pantanal, em 2020. Mas Jair Bolsonaro prevê cortes no orçamento do PrevFogo para 2021", tuitou o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

"O Pantanal está em chamas. Mas o Bolsonaro riu. Você viu? O fogo não está queimando apenas as nossas florestas e animais, nossa identidade como país e nosso futura também estão queimando", escreveu em seu Twitter a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG).

Leia mais: Presidente Bolsonaro é recebido aos gritos de "mito" e paralisa Sinop

"Depois de dar de ombros para a Amazônia, de virar as costas para os povos indígenas e quilombolas; de vetar o auxílio emergencial para a agricultura familiar, Bolsonaro dá risada das queimadas no Pantanal. Não dá para relativizar isso", escrevei Nildo Tattoo.

Mesmo com o aumento expressivo das queimadas na região do Pantanal e na Amazônia e dos recordes de desmatamento, nesta quinta-feira (17), o presidente afirmou que o Brasil está de "parabéns" na maneira como preserva o meio ambiente.

Do início do ano até o último dia 16, o aumento das queimadas no Pantanal foi de 208%, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao menos 2,9 milhões de hectares do bioma já foram destruídos pelo fogo, ou seja, 19% da área total.

O presidente da Comissão Temporária Externa do Pantanal no Senado, Wellington Fagundes (PL), afirmou que amanhã juntamente com outras autoridades sobrevoa as regiões afetadas pelos incêndios. Bolsonaro entretanto não deverá participar da visita aos locais incendiados.

Álbum de fotos

Reprodução Twitter

Reprodução Twitter

Reprodução Twitter

Reprodução Twitter



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png