NOTICIÁRIO Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 11:23 - A | A

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 11h:23 - A | A

RISCO DE CASSAÇÃO

"Uma gestão desastrosa": Maysa Leão faz balanço crítico dos dois anos de Abílio Brunini

Da Redação

O balanço dos dois primeiros anos da gestão Abílio Brunini (PL) à frente da Prefeitura de Cuiabá, na avaliação da vereadora Maysa Leão (Republicanos), é de "incapacidade de gestão" e "cortinas de fumaça". Em entrevista ao Jornal da Cultura (Cultura FM 90.7), a parlamentar elencou uma série de promessas não cumpridas, indicadores objetivos de paralisia administrativa e o que considera improbidade no manejo de recursos públicos. As informações foram concedidas aos jornalistas Antero Paes de Barros e Michely Figueiredo.

Maysa recorreu a um dado concreto: das 32 metas apresentadas pelo CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) a todos os candidatos a prefeito em 2024 — um plano factível, segundo ela, de medidas como manter a cidade limpa, instalar lixeiras e executar o plano de arborização — nenhuma foi implementada. "Você não vai gastar a tinta da caneta para ticar o que ele realizou do projeto de governo", afirmou.

O plano de arborização, pago por R$ 126 mil à UFRJ, analisado pela UFMT e com audiências públicas concluídas, está pronto para aprovação na Câmara. O prefeito, segundo a vereadora, não o envia porque "não quer ser fiscalizado".

O ponto mais grave levantado por Maysa é o descumprimento das emendas impositivas — aquelas que os vereadores destinam a áreas específicas e cujo pagamento é obrigatório. "Cada vereador tem direito a nomear cerca de R$ 2 milhões para diferentes setores. Eu destinei R$ 710 mil para os CAPS. Esse dinheiro não foi aplicado. Onde ele está? Não são R$ 710 mil, são milhões de reais sem explicação", disse.

Segundo a vereadora, a não aplicação de emendas impositivas configura improbidade administrativa passível de cassação. "Eu falei: 'Gente, se continuar assim, sem prestação de contas... eu apresentei contra Emanuel o mesmo processo, porque emenda impositiva precisa ser cumprida'."

A Prefeitura, ainda segundo Maysa, não realiza processos licitatórios. Empresas contratadas por adesão em ata abandonam obras por incapacidade de execução. O dinheiro de emendas parlamentares estaduais — como os R$ 4 milhões do deputado Lúdio (PT) para o Postpol e os R$ 13 milhões para a policlínica do Cohab 13 — está parado à espera de licitação que não sai.

O relato mais contundente foi pessoal. Uma mulher de 55 anos, diabética, sofreu um acidente em um ônibus municipal, quebrou quatro costelas, foi levada a uma UPA e recebeu alta com “Tramal". Maysa precisou ligar para a secretária de Saúde para conseguir atendimento adequado. "E se essa pessoa não tem acesso a um vereador? Essa é a realidade. Não é uma questão de gostar ou não gostar do Abílio. É que uma mulher de 55 anos poderia ter morrido por uma bobeira, em 2026. É disso que a gente está falando."

VEJA AQUI PROPOSTAS DA CDL



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png