Em uma campanha política a imagem também vale votos, tanto a favor quando contra. O figurino do candidato, acredite, pode trazer vantagem ou desvantagem nessa corrida. É como diz o ditado: a imagem é a primeira que fica.
“Independente do público com quem o candidato irá se relacionar, é preciso transmitir uma imagem cuidada. Se a pessoa não cuida bem dela, como vai cuidar dos outros, dos seus eleitores?” questiona a consultora de imagem e estilo Tatiane Salles. A jornalista participou da série de lives sobre marketing político da Lêmure Comunicação.
“Mais que falar, é preciso transmitir afeto, carinho, respeito e empatia. Muito se fala essa palavra, mas poucos sabem o que ela significa. Ser empático é compreender a atitude do próximo. Comportamento e imagem precisam ser coerentes com a personalidade do candidato”, explica.
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Jornalista por formação, Tatiane atuou na redação de veículos de comunicação e em autarquias e órgãos públicos como assessora de comunicação, que ela diz ser a sua grande paixão. Participou ainda de diversas campanhas políticas e, nessa trajetória, conta que adquiriu conhecimento e informação para atuar com consultoria de imagem.
Em busca de uma formação mais focada na área, Tatiane estudou na Ecole Supérieure de Reeloking, instituição francesa de consultoria e coaching de imagem.
“Descobri na consultoria de imagem um trabalho muito além. Me autoanalisei e percebi que isso já vibrava no meu coração, havia um propósito. Conheci a escola e fui fazer essa formação porque entendi que esse era o momento. Lá eu descobri todo um universo que vai mais longe desse estereótipo que criamos sobre imagem. Aprendi a conciliar a comunicação verbal e a não verbal”, revela.
Tatiane desenvolveu uma metodologia exclusiva que reúne de tudo um pouco, comunicação, comportamento e imagem dentro do ambiente pessoal ou profissional. Ela afirma que seu trabalho não é apenas consultoria de imagem, mas estratégia de inteligência visual. “Usar a imagem a seu favor é estratégia e vai muito além da vaidade”, frisa.
Em uma campanha curta e virtual como a que será realizada para as eleições municipais de novembro, a consultora afirma que a imagem deve ser bastante explorada.
“Uma cor pode aproximar ou distanciar o candidato do seu público, bem como a maneira como ele estará vestido. Candidatos que usam camisa com as mangas arregaçadas, por exemplo, passam a imagem de trabalho e força. O azul, por sua vez, é uma cor que não tem erro. Traz sensação de bem estar, serenidade, credibilidade. Transmite muita mensagem boa”, ensina.
Segundo Tatiane, um assunto sério como as eleições pede uma estratégia visual coerente e inteligente. Um primeiro passo é buscar uma identificação. Fazer comparações positivas com pessoas que o candidato têm como referência, especialmente políticos e personalidades de renome internacional.
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“Pense alto, pense grande para ter essa referência. Não é cópia, é autenticidade”, diz. “A maneira como a pessoa se veste e se comunica trará à tona a verdade. Sem essa verdade é muito difícil sustentar um personagem, pode vestir a roupa mais cara que houver”.
Especializada em imagem e comunicação Tatiane Salles é consultora de imagem e estilo formada e embaixadora da escola de Paris, Ecole Supérieure de Relooking. É também membro da Federação Internacional de Profissionais de Imagem (Fipi). Jornalista com especialização em assessoria de imprensa e marketing digital, executa um trabalho estratégico e personalizado para engajar empresas e empoderar pessoas por meio de uma comunicação consciente e assertiva.