O Distrito de Água Fria, distante 37 quilômetros do centro urbano de Chapada dos Guimarães, não vê a hora do campo de futebol ficar pronto para a realização do campeonato da comunidade. O evento ainda não tem data para acontecer, mas a expectativa é grande e os moradores da cidade se preparam para receber o público visitante, que também pode desfrutar as belezas do lugar.
O campeonato de futebol da comunidade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e da Liga Esportiva. A expectativa é promissora em termos de integrar a comunidade local em um ambiente de competição saudável e diversão, além de atrair turistas para Água Fria, que fica as margens do Lago do Manso, cujo tamanho é dez vezes a extensão do Lago Paranoá, em Brasília.
Segundo o secretário de Esporte, Mauro de Paula, o campo da Água Fria está sendo meticulosamente preparado para receber as equipes e o público. Recentemente, foram instalados novos refletores e um transformador, melhorando consideravelmente a infraestrutura do local. “Você é nosso convidado especial para participar e prestigiar este evento esportivo”, convida o secretário, ressaltando a importância da participação de todos.
Turismo
Água Fria tem no Lago do Manso uma grande atração turística. Ele entrou em operação em 2001 com o represamento dos rios Manso e da Casca. Com isso se formou um lago artificial de 470 km2 que impulsiona as turbinas de geração de energia elétrica da usina. O local é perfeito para banho e a prática de esportes náuticos.
Para se ter uma ideia, Manso é maior do que a baia de Guanabara. Às suas margens ficam o Morro do Chapéu e do Navio, dois monumentos que a natureza esculpiu durante milhares de anos. O Lago do Manso fica cerca de 90 km de Cuiabá, sendo visita obrigatória para quem vai a Chapada dos Guimarães.
História
A comunidade é formada por descendentes de garimpeiros de diamante, O garimpo, entretanto, foi proibido com a criação da APA (Área de Proteção Ambiental) do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Hoje os moradores têm como opção trabalharem com o ecoturismo, recebendo visitantes que acabam conhecendo o processo de como era feito o garimpo.
Quem visita Água Fria também pode conhecer a região do Morro do Kambambi, onde foram encontrados diversos ossos de dinossauros. É lá que também fica a Cachoeira do Pingador, onde há um sítio arqueológico. Além disso, a própria vila é uma visita interessante e de experiências únicas com a culinária local e as histórias que habitam a imaginação popular.