Chapada dos Guimarães passou a ofertar vacina contra a Influenza nesta segunda-feira (25). Em Chapada, estão na lista para receberem a vacina 7.425 pessoas e o município já recebeu 2.400 doses. Todas as unidades de saúde dispõem do imunizante. A vacinação começou nesta segunda na zona urbana e deve chegar até esta quarta-feira (27) a zona rural.
Os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas, deficientes; caminhoneiros; trabalhadores portuários; população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Conforme o Ministério da Saúde, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais e povos indígenas. Em 2023, Chapada conseguiu imunizar apenas 57,7% do público-alvo e a expectativa é que esse percentual cresça neste ano.
A previsão é que a campanha se estenda até o dia 31 de maio, com a realização do Dia D de vacinação em 13 de abril, quando as unidades de saúde atendem durante todo o sábado, para contemplar aquelas pessoas que não conseguem se deslocar até o local de vacinação na semana.
Antecipação da vacina
Todos os anos, a vacinação contra a influenza ocorria de forma simultânea em todo o País, normalmente entre os meses de abril e junho. Mas as diferenças de sazonalidade da doença, principalmente na Região Norte, motivaram as discussões com vários segmentos da sociedade científica, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Instituto Butantan sobre a operacionalização dessa estratégia de vacinação na Região Norte de forma diferenciada.
Tal medida foi adotada considerando-se o ciclo das chuvas nessa região, conhecido como inverno amazônico, que acontece de novembro a maio, de modo que o Ministério optou pela realização da vacinação na Região Norte em outro momento.
Por isso, em 2024, a vacinação sazonal contra a influenza ocorrerá em dois momentos, sendo de março a maio nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, enquanto na Região Norte acontecerá no segundo semestre.
Risco da Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.
Doadores de sangue
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza devem ser considerados inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas após a vacinação.